Translate

sábado, 11 de julho de 2009

Perguntem ao Eduardo!!!


Olá Galerinha!!!
Conforme prometido ,estou trazendo para vocês uma resposta do Eduardo!
O artista prometeu responder a todos vocês!!!

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que nesse período de perguntas e respostas vocês terão que cumprir algumas
regras.
Caso ao contrário,todas perguntas serão removidas e a postagem será definitivamente excluida.

Por tanto essa é a única oportunidade que vocês estão tendo para
saber mais sobre a carreira do
ATOR,CANTOR E POETA!


APROVEITEM!!!


ATENÇÃO!
(Regras)


Regra n°1: Perguntas mal intecionadas ou sem assinaturas,serão totalmente removidas.

Regra n°2: Eduardo só responderá perguntas pessoais se forem de sua vontade.
Portanto, evitem perguntas que invadam a privacidade do artista.

Regra n°3: Só serão respondidas apenas as perguntas existentes nessa postagem.



OBS~> As perguntas só serão válidas se estiverem de acordo com as regras acima.


OBRIGADA PELA COMPREENSÃO!


Se vocês tem fotos com Eduardo ou querem fazer algum depoimento
sobre ele.
Envie para:
blogoficialeduardojapiassu@gmail.com

A públicação você encontrará aqui!

Beijos a todos!

201 comentários:

  1. Eita vou ser a 1º então vamos lá.
    Talento a gente sabe que você tem e muito, mas Edu por que atuar?
    Mesmo tendo duas profissões você tem problemas em administra-las?

    eita um xeru Edu e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ah! vou ser a segunda!!!

    Eduardo,o que uma fã n° 1 significa para um artista?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eduardo Japiassú11 julho, 2009

    Vou tentar responder a Lulu e a Karlinha nesta mensagem. Atuar para mim é uma missão, é significado de vida. O palco para mim é sagrado, é o meu altar, meu lugar de orações. Se há o talento, é uma Dádiva Divina e preciso honrá-la. Peço aos céus todas as bênçãos. Infelizmente, viver da arte aqui em Recife não é fácil, mas sempre digo que sobreviver sem ELA é impossível. Consigo conciliar minhas atividades, uma é mais burocrática, quando posso, levo a arte até lá. A outra, o palco, é AMOR. A gente vai levando.
    Quanto a ter uma fã, e número 01, é privilégio de poucos. Para mim, Glayce é um recado de Deus, é uma bênção. O amor de Glayce é sincero e me alimenta. Para o artista, nada é mais gratificante que o reconhecimento do seu trabalho. Glayce é aplauso certo, abraço amigo, sorriso sincero. Isso só aumenta minha responsabilidade enquanto artista, reforça minha missão. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Japiassú11 julho, 2009

    Essa é a resposta para Amanda que me perguntou se é fácil fazer Teatro. Como qualquer outra profissão, é preciso fazer com amor, com responsabilidade e muita garra. A cultura, no nosso país, não tem o merecido valor, portanto, estamos sempre à margem da sociedade. Um pais desenvolvido sabe o quanto é importante investir em cultura, a identidade do seu povo. Não acho fácil fazer teatro por aqui, é difícil e bastante árduo. É preciso perserverança. Não podemos confundir tudo com sucesso, é preciso saber que a luta é diária. Apesar de toda dificuldade, para quem ama, o teatro é mágico. Quando se faz com a amor, os obstáculos são superados. No teatro aprendemos muito, aprendemos a viver melhor. Eu não seria a pessoa que sou se não tivesso o palco na minha vida. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Edu, já conheço o trabalho Eduardo Japiassú como ator (que por sinal é maravilhoso), já conheci seu trabalaho como poeta (através desse blog)e agora estou loouca pra conhecer o Eduarto Japiassú como cantor ( já vi no DVD LINDO). Então pra alegria das pessoas que te admira responde quando vamos ter a oportunidae de te ver nos palcos mas como cantor?? vcs já fez alguma turner? existe algum trabalho em vista?

    Bjus te quem te adora
    BAbi

    ResponderExcluir
  6. Eduado Japiassú12 julho, 2009

    Bárbara, já dizia Elis Regina que cantar é algo que se comete absolutamente só, e assim como ela, eu adoro. Porém, não é fácil realizar um bom show, e não quero fazer nada pela metade. Este ano, pretendo voltar aos palcos cantando, o desejo já é grande. Já existe um roteiro na cabeça. Turner só com teatro, trabalho coletivo sempre tem mais oportunidades. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eduardo. Primeiramente quero parabenizar-lo pelo seu talento!

    Se você recebesse uma proposta da Rede Globo,você largaria tudo que contruiu em Pernambuco para morar no Rio de Janeiro ou em São Paulo?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Japiassú. Em algum momento você passou por alguma dificuldade que fez com que pensasse em desistir, já que no Brasil não é tão fácil viver da arte de interpretar?

    ResponderExcluir
  9. Essa minha pergunta vai para dona desse blog.Vi uma pergunta onde pergunta ao Eduardo o que uma fã número 1 significa para um artista. E minha pergunta é: O que Eduardo significa para você? Quando e onde você começou a ser fã número 1 do Eduardo?

    ResponderExcluir
  10. Tentando responder a todos. Infelizmente, esse negócio de Rede Globo povoa o sonho de muitos artistas e até confunde um pouco a cabecinha de alguns pretensos atores. Ser artista realizado não é ser Global. Televisão é sim uma vertente maravilhosa dentro do mundo do artista, é uma outra linguagem e sem dúvida uma grande vitrine. Ali, conseguimos atingir um público imensurável, os horizontes são ampliados. Gostaria muito de ter mais experiência com vídeo, enriquecer minha vida profissional. Hoje, trabalhar na Globo não tem o glamour que tantos pensam, é uma luta árdua e exige muita dedicação. Acredito que o melhor de tudo, além da experiência enriquecedora, é a exposição e possibilidades de novos trabalhos. Posso afirmar que não é meu grande sonho. Gosto daqui, mas a falta de reconhecimento e investimento na cultura me entristece. Muitos amigos já seguiram viagem e estão bem no eixo Rio-Sampa. Essa foi pro Júnior. Quanto à resposta para Fabíola, não penso em desistir, quero mais, sempre. Porém, os estímulos em muitas ocasiões são escassos, realmente dá certa angústia, mas desistir não. Quando há períodos de recesso, logo vem a vontade de voltar. Para o Blog da Trupe do Barulho (VISITEM!!!) digo que o melhor lugar do mundo é AQUI e AGORA. Sou muito feliz por está aqui e agora, vivendo e quero mais, sempre mais. Beijos em todos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  11. Eduardo.Tem algum papel que tenha feito que achou que foi um marco na sua história ?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia você é um ator reconhecido pelo talento e muito respeitado, mesmo assim ainda passa por testes para viver um personagem ?

    ResponderExcluir
  13. Olá Karina! Tudo bem? Espero que sim!
    Vou confessar que você me pegou de surpresa, não esperava perguntas pra mim. Hehehhehehehee.
    Não vou conseguir falar 100% ,porque aqui não caberia...

    Vamos lá...

    Já conhecia alguns atores da TRUPE DO BARULHO,sempre que podia marcava presença no teatro.Fiz um fã clube que infelizmente não deu certo!
    Sempre admirei e elogiei o talento de Eduardo. Mas dificilmente eu falava com ele.
    Eu estava passando por uma fase muito difícil na minha vida. Inaugurei o fã clube, sentamos todos na segunda fila, e eu lá na minha, tão calada e tão sem graça,pensando o que fazer da minha vida. A peça acabou, pouco antes de apresentar os atores, Eduardo olhou e mandou um beijo. Nem liguei, achei que tinha sido para pessoa do meu lado, que já era mais antiga no teatro. Quando novamente olhei pra ele, ele mandou outro e dizendo: É pra você. Estranhei, pois mal falava com ele. Quando ele passou por mim, na hora que foi receber o público, ele pegou na minha mão. Pensei: Deve ser muita educação. Ficamos pra peça seguinte CHUPA CHUPA SHOW. Quando a peça terminou, Eduardo novamente olhou e me mandou outro beijo. Uma pessoa do fã clube comentou: Eduardo gosta muito de tu. E eu falei: Nada, ele nem me conhece direito. Na hora de receber novamente o público, o chamei para tirar uma foto, ele veio e me deu um abraço tão apertado, daqueles abraços do tipo: VAI DAR TUDO CERTO,CONTE COMIGO PARA O QUE PRECISAR! Me segurei pra não chorar. Daí e diante, sempre que ele me via, ele não fazia festa ,mas abria aquele sorriso doce que só ele tem, simpático até dizer basta. Parece até um Tubinho de adoçante.(risos). Comecei a perceber que ele era um presente que Deus tinha me mandando,pra alegrar meu dias,pra eu ter alguém pra me distrair,quando olho pra Eduardo vejo uma LUZ,talvez ele seja até meu ANJO Em disfarce de gente!!! Então pensei,esse sim,a partir de agora será meu ÍDOLO nº 1. Tudo que faço para homenagear-lo é repleto de CARINHO e AMOR, um amor de fã-amiga sincero,sem querer nada em troca. Eduardo me dar a sensação de que nada de mal existe nesse mundo. Se todos seres fossem igual ele, talvez a PAZ reinasse, o mundo seria completamente diferente,sem violência,inveja e não existiria pessoas que sentem prazer em entristecer alguém. Já ouvi comentários onde diziam que eu era apaixonada por Eduardo,pessoas que tentam destruir o carinho que tenho por ele. Mas quem pensa dessa forma,são apenas as pessoas pobres de espíritos,que não tem DEUS no coração. Mas as palavras sinceras de Eduardo,me dar forças pra continuar...Sei que cada palavrinha que vem dele está repleta de amor. Cada comentário que leio dele,me emociono muito. Eduardo é um ser ILUMINADO e ABENÇOADO por DEUS!!!
    Agradeço a DEUS por ter colocado ele em meu caminho e ale por aceitar ser meu presente mandado por DEUS e por fazer parte da minha história.

    Fica aqui um trecho que é como se fosse música minha pra ele...

    Descobrir que TE AMO demais,descobrir em você minha PAZ,descobrir sem quere a vida VERDADE!!

    Eu não posso pensar em te perder,ai de mim se esse AMOR terminar,sem EDU minha felicidade,morreria de tanto Penar. VERDADE!!!

    Bom Karina,espero ter esclarecido a sua pergunta. Lembrando que isso é apenas 1% da importância de EDUARDO na minha vida!

    Grande beijo.

    EDU,
    E...U...T...E...A...M...O!

    Glayce Goggin.
    Fã nº1 de EDAURDO JAPIASSÚ!

    ResponderExcluir
  14. Sandra e Rafael...ser ator para mim é ser trabalhador, é assumir um ofício que amo. Como já falei, o palco é um lugar sagrado, ali tudo é grande e bonito. Todas as personagens que fiz, de alguma maneira, sempre foram importantes. Posso destacar o judeu Latão, a Madame de Jean Genet, a Solange das Criadas Mal Criadas e, claro, o Sumosacerdote Anás da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Todos muito fortes na minha vida. Quanto aos testes, é algo que faz parte da carreira do ator. Claro que, com a experiência e o reconhecimento, muitas vezes você já é chamado para defender uma personagem por suas características...mas os testes sempre farão parte do universo do ator. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  15. Japiassú. Para ser um bom ator, é preciso estudar muito e saber interpretar, mas hoje em dia tem muita gente que vira ator da noite para o dia basta participar de um Reality Show, e o sindicato dos artistas não diz nada.
    Você acha que o sindicato deveria exigir que tenha o registro, já quem tem muitos atores bons e que não conseguem uma chance por não ser um profissional registrado, as leis devem valer igual pra todos ?

    ResponderExcluir
  16. Alô Eduardo. Também sou atriz,achei esse blog pela comunidade: As criadas...Mal criadas. E me animei quando vi um tópico onde diz: Perguntem ao Eduardo. Fiquei supresa com o blog e pensei que era você que controlava ele. Pelo perfil vi que é uma menina de apenas 19 aninhos,tão novinha e com uma inteligência que poucas meninas dessa idade teria. Como você diz em uma resposta,que ter uma fã número 1 é privilégio para poucos.
    Concordo. Tenho anos de carreira e nunca tive esse privilégio. Acredito que o depoimento acima deve ser de sua fã,me emoncionei pela história que ela conta,de como virou sua fã.

    Gostaria de saber de você:

    O que fez você para ganhar uma fã número 1 e qual a emoção de ganhar um blog de presente?

    Como trata as fãs que curtem seu trabalho ?

    Além dela você tem outra fã que se diz também ser número 1?

    Aguardarei sua resposta.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Marina e Simara. Vou tentar responder. Antes de qualquer coisa, respondo com o coração, por vezes permeado de alguma razão. Não fico elaborando respostas, corro o risco.
    Marina, quanto ao Sindicato, leis e coisa e tal, não sou muito ligado não. Talvez uma falha minha, talvez alguma decepção por expectativas frustadas. Difícil falar quando não se está muito envolvido, corro o risco do preconceito. Porém, eu pergunto: O que o Sindicato tem feito para o artista? Tenho minha carteirinha do SATED (ator), assim como a da OMB (cantor popular), mas desisti da contribuição. Espero, algum dia, poder me animar e entrar na batalha, ver os artistas unidos e motivados. O que vejo hoje é muita solidão. Produtoras fazendo o que querem, testes gratuitos e sem qualidade etc. Quando fiz meu teste para ator, fiquei horrorizado quando soube que para ter carteirinha de Palhaço não precisava de teste. Ser Palhaço é ser um gênio!!! Palhaço é um grande artista. Palhaço é digno de todo respeito. Como pode ser assim? Não tenho talento para ator, nem preparação, aí tiro carteirinha de Palhaço. Não concordo. Nem sei se já mudou, mas era assim. Dercy Gonçalves, grande atriz, dizia que ator já nasce pronto, é talento, dom. Acredito nisso. Sei que trabalhando há aperfeiçoamento, crescemos muito, mas é preciso ter a semente. Se alguém sai de Reality Show e consegue oportunidade, tendo talento, tudo bem. Sem talento, fica difícil. Mas tem gente boa por aí que veio desses BBBs da vida. Como já falei, nosso Universo é bem maior que o televisivo, quem tem o dom nas veias, tá trabalhando nos palcos da vida. É preciso ter garra e muita FÉ.
    Simara, para ganhar uma fã, que é a Glayce, acho que o mérito é dela. Sua sensibilidade, seu amor pela vida, sua paixão pela arte. Glayce é, sem dúvida, um ser humano muito lindo. Eu tava lá, no palco, feliz. Fazendo o que amo, com toda sinceridade, inteiro. Cada espetáculo, um novo desafio, um mar de emoções. Glayce, com o seu olhar de coração, me viu e aplaudiu. Recebo todo esse carinho com muita alegria. Quanto a outras fãs ou outros fãs, diria que tenho amigos e, claro, minha mãe. Não sou um artista que se deixa mergulhar no perigoso oceano da vaidade, tenho muita cautela. A profissão é perigosa e estou sempre de vigília. Sei das minhas possibilidades, dos meus limites. Como diz Maria Bethânia: sei exatamente o que sou, com defeitos e virtudes. Não sou o melhor, também não sou o pior, sou o que sou naquele momento em que vivo, que respiro. Que Deus nos ilumine sempre. LUZ!!! Muito obrigado a todos que estão me enviando perguntas tão lindas. Glayce, meu beijo maior.

    ResponderExcluir
  18. Eduardo. Coloque um link de um vídeo do YouTube com algo que foi significativo em sua vida.

    ResponderExcluir
  19. Eduardo Japiassú. Me diga algum ator ou atriz com quem você adoraria trabalhar, e que tipo de personagem lhe propõe como desafio?

    ResponderExcluir
  20. Olá Simara! Tudo bem? Espero que sim! Ser que a sua pergunta foi para o Eduardo. Mas eu não poderia deixar de lhe responder também... Edu não fez esforço algum para eu virar sua fã n°1! Admiro demais ele,como ator,cantor,poeta e como um homem!! Como ele mesmo disse: Isso é um mérito meu! Sua simpatia,sua forma de tratar os fãs,amigos,em fim... Me conquista fácil! Ele acerta em cheio quando afirma que sou uma pessoa sensível! Eu estava passando por um momento muito difícil na minha vida. Eduardo mal falava comigo. Justamente nesse meu período triste,aquele beijo que ele mandou,o abraço que ele me deu. Foi como se ele tivesse adivinhado. Vi uma LUZ! Edu é uma encomenda mandada por DEUS! Impossível negar que depois que conheci Eduardo,meus dias não estão mais alegres! Para mim é muito gratificante, cada homenagem que faço a ele,faz bem ao meu espírito, pois é tudo feito com muito amor e dedicação!!!
    Ninguém tem noção do quanto eu choro quando leio os comentários que Eduardo posta aqui,cada resposta dele é emocionante!!!
    Simara, eu sempre digo que é muito bom ser Fã e melhor ainda quando recebemos o carinho do seu ídolo !!! Edu é daquelas pessoas raras de se encontrar,quando aparece nas nossas vidas pedimos que sejam para sempre!!
    Agradeço a DEUS todos os dias,por ter colocado Edu em minha vida!!!

    Edu,você que é um ser humano muito lindo e tem coração do tamanho do mundo!!

    Nunca esqueça que estarei sempre na arquibancada da vida torcendo por você e lhe aplaudindo de pé SEMPRE!!


    AMO DEMAIS VOCÊ!!!

    Simara grande beijo e Edu um bem ESPECIAL em você!!!

    Glayce Goggin
    Eterna Fã n° 1 de EDUARDO JAPIASSÚ!

    ResponderExcluir
  21. Alô,gostaria de agradecer a Eduardo e a fã nº1 dele por ter respondido minha pergunta. Eduardo parabéns pela fã que você tem. Conserve-o sempre! Pois ela seria alegria de qualquer artista. Pude perceber pela resposta dela que o carinho que ela tem por você é verdadeiro. O meu sonho é ter uma fã nº1,mas infelizmente ainda não ganhei nenhuma. Quem sabe no futuro não é? Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. O que você se imagina fazendo quando se aposentar?
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  23. Paulinha, Ricardo e Paty. Vamos lá! Tenho um clipe de um show meu que gostaria de colocá-lo na internet, vou ver como faço isso. Exitem vários com a Trupe do Barulho e um do espetáculo As Criadas que são bem legais, estão no Youtube e no Blog. Já tive a alegria de contracenar com várias atrizes e atores daqui de Pernambuco que são fantásticos, já é um sonho realizado, dentre eles cito Geninha da Rosa Borges, Cybele Jácome, Elaine Kauffman, Luciana Lyra, Ricardo Mourão, Jones Melo, Reinaldo de Oliveira, Vanda Phaelante, Fabiana Karla etc. Tem uma grande atriz, amiga minha, que é Sônia Bierbard que ainda quero fazer algo com ela. Em Nova Jerusalém já contracenei com Francisco Cuoco, Thiago Lacerda, Carmo Dalla Vechia, Floriano Peixoto. Um sonho grande seria contracenar com Fernanda Montenegro, Stênio Garcia e Tony Ramos. A última pergunta é da Paty, bem, o palco está aberta para todas as idades, enquanto tiver forças estarei por lá, aposentadoria só mesmo do meu trabalho burocrático. Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  24. Eduardo Japiassú. Em que momento você chegou à convicção de que poderia se
    profissionalizar na interpretação?

    ResponderExcluir
  25. Victória, na verdade, quando criança, sempre tive vontade do palco, mas era uma vontade calada, não me achava capaz, mas queria e Deus sabia disso. Com 17 anos, chegando em Recife, vindo de João Pessoa, vi uma faixa anunciando um curso de teatro. Fui e de lá pra cá nunca me afastei do palco, seja atuando ou cantando. Quando fiz a prova do SATED, foi para ter o regitro de ator, que muitas vezes é exigido, mas já fazia teatro. Já no primeiro espetáculo, conclusão daquele curso, que foi De Medéia à Gota D'água, tive a certeza de que era aquilo que eu queria e iria lutar. De repente, o tempo passa e você se vê um profissional. Hoje, são mais de vite anos de teatro. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  26. Prezado Diogo ou qualquer outra pessoa, acho muito estranho esse seu depoimento. Desculpe, mas não acredito em absolutamente nada. Se esse Diogo existisse, é muito pouco provável que daria tal depoimento. Assim, concluo dizendo que não vou responder ao que não existe. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  27. Eduardo.Há algum papel fetiche que você não tenha interpretado ainda e tenha vontade de fazer algum dia?

    ResponderExcluir
  28. Alô Eduardo. estou adorando suas respostas. Vou te fazer outra pergunta. Há alguma cena ou personagem que você não interpretaria nunca por questões morais, princípios ou simplesmente tabus pessoais?

    ResponderExcluir
  29. Eduuuuuuuuuuuu, olá oia eu de novo aqui.
    Vamos lá Edu, quando você se deu conta que Glayce virou sua fã Nº1 qual foi o sentimento?
    Em algum momento você pensou que fosse brincadeira ou coisa de momento?

    ResponderExcluir
  30. Bom Diego. Já fizemos o favor de responder sua pergunta. Por tanto,conforme as regras,devo informá-lo que a sua pergunta foi definitivamente removida. Agradecemos sua visita.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  31. Evelyn, Simara e Lulu...não há fetiche em relação a nenhum personagem, existe vontades, sonhos. Sheakespeare é um sonho, Nelson Rodrigues também. Quanto a questões morais ou princípios, que questionou a Simara, não sinto por aí. Claro que não entraria numa história na qual não acredito ou não concorde. Nada de preconceitos ou tabus, apenas respeito pelo palco e por mim mesmo. Até hoje, não teria exemplos para lhe dar. Quanto a Glayce, diria a Lulu que quando soube, através dela mesmo, fiquei muito feliz, mas nunca imaginei que fosse uma adimiração tão grande. Glayce me surpreende a cada dia e isso é muito bonito. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  32. Você poderia dizer que suas ferramentas de ator pertencem a uma escola ou método concreto?

    ResponderExcluir
  33. Edu,meu eterno ÍDOLO N°1! Agora tá na minha vez de perguntar né??? heheheheheh

    Edu,assisto sempre o seu dvd ALEGRIA, quando tem alguma farrinha na minha casa,você
    sempre é aplaudido!! Também,só podera né? Com esse talento todo que você tem,impossivel ninguém aplaudir!

    Mas quando você se deu conta de que a música poderia ser um meio de vida para você?

    Eu ainda quero ir ao um show seu viu?
    E com certeza, quando esse dia chegar,eu estarei lá,na frente prestigiando o meu ÍDOLO N°1. Lógico!!!!

    Ah!!! Vou logo avisando,trate de me dá o seu 1° dvd DA CABEÇA AOS PÉS.viu?

    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!
    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!
    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!
    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!
    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!
    EU QUEROOOOOOOOOOOOO!!!

    TE AMOOO!!!!!

    Beijos!
    Glayce Goggin
    Eterna FÃ N°1 DE EDUARDO JAPAISSÚ!

    ResponderExcluir
  34. Glayce e Aline. Glayce, você terá meu 1º DVD sim, pode deixar. Dizem que o sonho de todo ator é cantar. Devo minha carreira musical a uma grande amiga, minha maestrina Nazaré Lira. Ela que me ensinou tudo que sei. Sou intérprete acima de ser cantor. Música é minha paixão. Não vejo a hora de voltar a cantar no palco...preciso de produção!!!
    Aline, não sou adepto de rótulos, sempre apostei na liberdade e assim sou como profissional. Na carreira do ator, o trabalho é que, por vezes, exige um método ou alguma ferramenta específica. O diretor pode optar por uma encenação realista, naturalista, seguir uma linha Stanislaviskiana ou algo diferente, com quebras e apartes, mais Brechtiana. Tudo depende muito da encenação, do caminho a seguir. Dizem que tenho uma vertente mais cômica, isso me assusta. Não gostaria de me limitar num rótulo, entende? Beijos e LUZ!!!

    ResponderExcluir
  35. Você pensou alguma vez em deixar a profissão? Em caso afirmativo, quando? Por que motivo?

    ResponderExcluir
  36. Eduardo. O que você sente quando as pessoas o reconhecem pela rua?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  37. Japiassú. Quais foram os trabalhos mais importantes ou definitivos em sua carreira?

    ResponderExcluir
  38. Kátia, Paulinha e Mercílio. Nunca pensei em desistir, já fiquei triste e desesperançoso. Quando decidi investir mais em música, me afastei um pouco do teatro, mas foi por pouco tempo, nem sei dizer quanto. Como digo, o teatro é um trabalho coletivo, é uniao, as possibilidades são maiores. Música é solidão, é mais árduo, caminho mais desafiador. Hoje, mais tranquilo, vou fazendo os dois, sempre que posso.
    Ser reconhecido na rua, ainda é engraçado para mim. Tem acontecido, principalmente com o trabalho na Trupe do Barulho. Por vezes, esqueço que sou uma pessoa pública. Fora do palco sou detentor de timidez...e fico meio sem jeito quando sou abordado na rua. Fico com medo que me achem chato, mas é timidez mesmo. Gosto de falar com o público, acho essencial. Fico sempre feliz. Falem sempre comigo...sempre!!!
    Sempre gosto de lembrar do primeiro trabalho De Medéia à Gota D'Água, foi definitivo. Cito, como importantes para mim, os seguintes: Ressuscita Elis Que o Canto é Teu, Inês, Terra Adorada, Arsênico e Alfazema, As Criadas, A Ilha do Tesouro, As Criadas Mal Criadas e A Paixão de Cristo em Nova Jerusalém.
    Beijos em todos. Mais uma vez, muito obrigado pelas perguntas.
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  39. E.J. Como você explica o auge da cultura da fama?

    ResponderExcluir
  40. Eduardo. Meu sonho é ser ator,vou começar a fazer um curso de teatro. Sou muito tímodo e nervoso. Minha mãe me aconselhou a perdir conselho a alguém experiênte. Fiquei feliz ao achar esse blog e ver que você já fez várias peças de diferentes personagens!
    Ebtão eu te pergunto:
    Que conselhos você daria a alguém que quer começar na interpretação?

    Um abração!

    ResponderExcluir
  41. Alex, falar da fama é algo bem complexo. No meu entender, se a fama é consequência do talento, da labuta, é bem vinda, mas é preciso saber lidar com ela. O sucesso é uma faca de dois gumes. A vaidade é algo que anda rondando o artista e é perigosa. Ideal é saber usufruir o lado bom do sucesso e trabalhar, sempre. Agora, como o você bem disse, o auge da cultura da fama é algo que me incomoda bastante. Hoje, muitos querem fazer teatro pensando na fama, outros nem querem o trabalho, querem só a fama. A mídia é burra, valoriza coisas fúteis, pessoas apenas bonitas, músicas descartáveis. Se você perguntar uma música dessas ditas populares de dois, três anos atrás, ninguém vai saber. Se perguntar uma boa música da década de 80, 70, 60 e até mais, vão aparecer milhares. O que é bom fica. Claro que tem MUITA coisa boa e nova, muitos artistas que vão fazer história. Tentando resumir, o que é bom deve ser apreciado, valorizado. O resto é descartável.

    ResponderExcluir
  42. Gabriel, se é um sonho, se tá na alma, se pulsa nas veias, vá em frente. Comece. Procure um bom curso, com referências, e vá em frente. Com certeza, o fazer teatral ajuda muito a vencer a timidez e é um excelente exercício de convivência. Ali, aprendemos a dividir, a multiplicar, a sorrir junto, chorar junto. Teatro, como sempre digo, é um banquete de solidariedade. A estrada é longa, não há limites. É preciso estar ciente de que o caminho é árduo, mas florido. Quando existe o desejo verdadeiro, o Universo conspira, Deus abençoa. Vá em frente Gabriel, siga o seu coração. Se puder, tiver vontade, desenvolva algo paralelo, tipo assim, não abandone estudos, trabalhe em outro setor, garanta sua sobrevivência. Um dia, se der pra viver da arte, maravilha, se jogue. Espero ter lhe ajudado. Estou à disposição e será sempre um prazer ter notícias suas. Onde você mora? Qual sua idade? Se já tem um curso? Fica em PAZ. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  43. Alex, faltou meu desejo de LUZ!!!

    ResponderExcluir
  44. Pô cara! Valeu mesmo pelos conselhos,ajudou sim,vou seguir seus conselhos e tenho certeza que vou me dar muito bem! Eu sou de Maceió,tenho 18 anos. Não tenho curso nenhuma! Tive em Recife semana passada e meus amigos me levaram para o teatro para assistir As criadas mal criadas. Quando fui ver a comunidade no orkut. Vi que tinha um tópico lá: Perguntem ao Eduardo Japiassú(Solange),gostei muito do seu trabalho. Então resolvi te pedir conselhos. É só uma pena eu morar longe,queria muito morar em Recife para conhecer os outros trabalhos seus. Obrigada mais uma vez! Um abração!

    ResponderExcluir
  45. Que classe de preparação psicológica, física e emocional você faz antes de uma atuação?

    ResponderExcluir
  46. Eduardo Japiassú. Sabemos que o blog não foi você que fez. Ganhou de uma fã. Mas me responde uma coisa: O que esse blog está lhe fornecendo?

    ResponderExcluir
  47. Adriano e Cláudio.

    Tenhos meus rituais, acredito que todos tem os seus. Aquecimento vocal e corporal é lei. Sempre rezo, se não for com o grupo, faço minha oração sozinho, no palco. Quando a personagem está composta (figurino e maquiagem) vou para o palco e fico ali, já não estou sozinho. Tudo gira em torno da personagem. Procuro ficar fazendo joguinhos com o texto, vou mergulhando no universo do espetáculo. Sempre fico muito feliz, sei que estou entrando numa dimensão que não é a minha e é mágica, vou flutuar. Alguns mantras bem pessoais, muita conversa com meu Anjo da Guarda, muito agradecimento a Nossa Senhora, aos Mestres Arcanjos da Grande Fraternidade Branca, aos Mensageiros de LUZ. Agradeço a Deus por tudo e ofereço cada espetáculo ao meu pai, que soube compreender essa minha missão. Gosto de ter o meu tempo antes do início, antes das cortinas serem abertas. Amo o burburinho da platéia, gosto de brincar com os técnicos (contraregras e camareiras) e com os outros atores. Gosto do bom humor que me domina e contagia a personagem que vou defender. Amém!

    O Blog, presente da amiga-fã Glayce, está me proporcionando inúmeras alegrias. Além de divulgar o meu trabalho, é uma grande ferramenta de comunicação. A possibilidade de receber perguntas, de responder, divulgar poesias, shows, teatro, saber de opiniões, enfim, é uma maneira únicar de realizar tantas coisas do modo mais objetivo e viável. Tem mais, escrevendo me comunico melhor. Sempre vou agradecer o carinho de Glayce.
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  48. Eduardo. Tive uma grande surpresa em saber que você também é cantor. Parabéns!
    Vou te perguntar: Você abriria o show de que banda sem duvidar?

    ResponderExcluir
  49. Eduardo, sei que vc naum deixou de lado seu teatro digamos "serio". Afinal fez agora o crime do padre amaro. Queria saber quais são seus projetos para esse segundo semestre, se tem algum fora da trupe ou se vai cantar no palco novamente?
    Abração!

    ResponderExcluir
  50. Tâmara e Glayce.
    Já abri o show da Olívia Byngton e da Renata Arruda, foram experiências muito ricas, ambos no Teatro do Parque. Na verdade, sou mais intérprete que cantor, tecnicamente falando, tem que passar pelo coração, entende? Meus shows tem roteiro, direção, um repertório escolhido por mim e que geralmente traduzem algo que estou sentindo ou que queira dizer ao meu público. Ao abrir um show, ficamos limitados a 30 minutos de apresentação, não temos muito acesso ao palco, à passagem de som, cenário etc. Tudo isso faz com que o show fique bastante comprometido e isso não me atrai, não me comove. Gostaria, mesmo assim, de abrir show para grandes nomes da MPB, desde os mais antigos tipo Ângela Maria, Caybi Peixoto até os mais recentes com Marisa Monte, Maria Rita, Maryana Aidar, Mônica Salmaso, Zé Renato, Ná Ozzetti, Chico César sem esquecer das grandes divas como Gal e Bethânia. Mas volto a afirmar, gosto do meu show inteiro, sincero, de coração. Faço com muito amor. Espero um dia que você possa me assistir.

    Glayce, engraçado falar em teatro sério, eu aprendi que a Trupe do Barulho é seríssima, daí os 18 anos de sucesso. Entendo sua colocação. Não tenho nada definido. Se vier o convite, volto para Nova Jerusalém. Gostaria de atuar para crianças novamente. Cantar está nos meus planos, preciso me organizar para isso...o desejo é sufocante.
    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  51. Se você voltasse a se reencarnar, que personagem da vida real você gostaria de ser?

    ResponderExcluir
  52. kkkkkkkkkkkkk
    é, fui eu Edu, Filipe!
    E quando digo teatro serio, naum desmereço de forma alguma a trupe muito pelo contrário acho que aqui em Recife a mais seria e mais adimirida Cia é ela.
    Quando falo teatro serio falo de espetáculos, não humoristicos, me coloquei mal perdoe-me mas é que no livro falam muito sobre isso, de teatro serio ou naum os proprios ex-integrantes da Cia se referem aos seus trabalhos fora Da Trupe como trabalhos serios!
    Mas amo essa Cia está no meu Coração como uma tatuagem!
    Ahhh, e a pergunta está respondida, valeu!

    ResponderExcluir
  53. Hoje não vim fazer perguntas vim avisa que tem um selinho no meu blog pra você, ganhei de uma amiga então só é ir no meu blog e pegar seu selinho espero que goste do mesmo jeito que amei.

    bjuxxxxxxx

    ResponderExcluir
  54. Felipe...a pressa é inimiga da perfeição mesmo, tentando manter o blog atualizado, terminei respondendo à Glayce e não a você. Sei o quanto você admira a Trupe e sei também do seu valor artístico. Ainda quero lhe ver no palco, heim?!?!?

    Karlixinha, essa pergunta é difícil. Quem sou eu para falar em reencarnação? Muito menos em indicar opção de vida!!! Seria engraçado fazer escolhas...dá uma brincadeira legal. Tem tanta gente que admiro, uns até desconhecidos da maioria. Sem querer ser ninguém, aproveito para revelar minha imensa admiração por Dom Hélder Câmara, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Doutor Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Dercy Gonçalves, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, meu pai José Neutel Correia Lima, minha tia Yeda...e tantos e tantos outros. Se eu tiver, um dia, o direito de escolher, pediria apenas que fosse uma pessoa melhor do que sou hoje e que o mundo compreendesse melhor a união, a PAZ, a solidariedade.
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  55. Lulu, vou agora mesmo verificar esse selinho, mas desde já, muito obrigado. Adoro surpresas.
    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  56. Em que você é muito bom, e em que precisa melhorar?

    ResponderExcluir
  57. Eduardo.Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu com a experiência em sua profissão? Um beijinho.

    ResponderExcluir
  58. Alô Eduardo! Olha eu aqui mais uma vez.
    Você acredita que, salvo exceções, a amizade profissional e particular não devem ser misturadas?

    ResponderExcluir
  59. Eduuuuuuu...
    Hoje pergutas não mas vim aqui dizer que vc, Glay,a Trupe, Babi, lipe, Bruninha são amigos importantissimos na minha vida...
    Amo muito vc's e sou fã de todos meus queridos e amados amigos que Deus sempre ilumine muito!!!
    Bjuxxx em Dona Nadja.

    ResponderExcluir
  60. Karolina, Raquel e Simara.
    Esse tipo de autoanálise é meio complicado. Acho que preciso melhorar na concentração, sou tipicamente geminiano, bem disperso. Bom? Faço tudo com muito amor e muita sinceridade. Sou honesto em cada trabalho.

    Não saberia dizer o que é ou foi mais importante, só digo que não seria o ser humano que sou hoje se não fosse o palco na minha vida. No palco sou feliz sempre!

    Amizade é amizade. Se há amor, é eterno e incondicional. É preciso saber amar.

    Beijos e feliz dia do AMIGO para todos nós.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  61. Quando você se deu conta de que o que fazia era levado a serio e você poderia chegar a ser um profissional?

    ResponderExcluir
  62. Edu,meu ídolo nº1!!!
    Tenho 2 perguntas pra te fazer!!

    Sabemos que vc além de grande ator e cantor também é um excelente poeta!

    Minha 1ªpergunta é:

    1º) Como é seu processo criativo? O que ocorre antes de se sentar e escrever uma poesia?


    Todos sabem também que eu te admiro muito, como artista e mais ainda como um grande homem! Na minha resposta a Karina deixei um depoimento onde eu dizia que você me conquistou simplesmente pelo seu jeito doce,seu jeito de tratar um fã,um amigo,em fim... Pelo o que você é. Uma pessoa muito atenciosa e ESPECIAL!!!!!!!!!!


    Minha 2ª pergunta é:

    Você acredita que seus gostos pessoais servem para elevar sua qualidade profissional?


    Um beijo bem Especial.

    AMO VOCÊ!!!!!!!!!!

    De sua eterna fã nº1.
    Glayce Goggin

    ResponderExcluir
  63. Wedja, tudo aconteceu naturalmente. Começou com um curso, a primeira montagem, a vontade de continuar, a formação do primeiro grupo, mais vontade, outro espetáculo e...cá estou, ainda com vontades.
    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  64. Glayce.
    Tudo bem com você??? Deu tudo certo???

    Não sei lhe dizer como ocorre o processo criativo, não há uma regra, um caminho certo, nada preestabelecido. A inspiração chega e tudo começa. Ultimamente não tenho escrito poesias, estou na espera...

    Quanto aos gostos pessoais, acredito sim. Meus ídolos são referências, são inspiração. Através dos trabalhos deles faço minhas pesquisas, amplio meus horizontes. Meu trabalho, seja atuando, cantando ou escrevendo, tem como referência tudo que gosto, tudo que ouço, que leio, que assisto...

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  65. Edu,meu ídolo nº1!!! Estou bem sim! Obrigada! Eu ainda não fiz a cirurgia,farei amanhã. AI! que MEDO!!! A partir dessa
    qurta-feira a tarde o blog estará todo em suas mãos viu? É todo seu!!! hehehehehe

    AMOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    Mil beijos!!!

    De sua eterna FÃ nº1
    Glayce Goggin.

    ResponderExcluir
  66. Edu Japiassú. Quando e como você começou a ver você mesmo como artista?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  67. E.J. De que pessoas ou experiências você aprendeu mais para chegar onde você está?

    ResponderExcluir
  68. Isabel e Almir.

    Não sei dizer, aliás, até hoje me pergunto se sou bom ou não. Quando vejo um grande artista, um grande espetáculo, fico cheio de insegurança. Acho que toda essa insegurança faz parte, é necessária, mas incomoda bastante. Quando recebo algum bom comentário fico feliz, consigo alguma resposta. Acho que sempre terei essas perguntas comigo. Eu continuo no palco...

    Experiências? Bem, meus primeiros professores foram fundamentais o João Denys e a Alexina Crespo. Eles regaram direitinho a sementinha que existia em meu coração. O artista tem que ser um bom observador, e assim, também venho aprendendo muito com os outros. Encontrei muito aprendizado observando a Elis Regina e a Maria Bethânia, na música. No teatro, com Bibi Ferreira, Paulo Autran, Dercy Gonçalves, Fernanda Montenegro. Esses de longe. Aqui pertinho, já falei e volto a falar de Reinaldo de Oliveira, Geninha da Rosa Borges, Sônia Bierbard, Cybele Jácome, Roberto Lúcio, Jorge Clésio, Trupe do Barulho, Ricardo Mourão...e tantos outros. É difícil abranger tudo e todos nessa resposta, termino sendo injusto pela omissão, mas acredito que citei bons exemplos.
    Obrigado pelas perguntas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  69. Eduardo. Quem foi sua máxima inspiração em sua carreira?

    ResponderExcluir
  70. O que você responde ao clássico "adoro a idéia, mas não é o momento"?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  71. Rayan e Paulinha

    Máxima inspiração. Não sei dizer ao certo em relação ao teatro. Fui descobrindo meus ídolos durante a estrada. Com música, sem dúvida foram Maria Bethânia e Elis Regina, as principais. Elis por ter sido o primeiro show, a revelação da MPB para mim, ali descobri uma artista ímpar, exemplar, completa. Bethânia pela coerência no trabalho, interpretação, força cênica.

    "Adoro a idéia, mas não é o momento", com essa máxima podemos tecer inúmeros comentários. Já passei por isso e montagem de shows, quando tinha idéias que não podiam ser realizadas naquele momento por algum motivo, como falta de infraestrutura por exemplo. Na vida, temos inúmeras passagens onde não podemos revelar ou realizar nossas idéias pois a ocasião não permite. Agora, há momentos em que é preciso romper barreiras, ultrapassar obstáculos para impor nossas idéias...Elis dizia "Entre a parede e a espada, me atiro contra a espada." Tem vezes que, realmente, é preciso.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  72. O que você e Solange tem em comum?

    ResponderExcluir
  73. Fã número 01. O que fez você criar esse blog para Eduardo?

    ResponderExcluir
  74. Olá Cláudio! Tudo bem? Espero que sim!!!

    O que me fez criar esse blog? é fácil te responder...
    Acho que o meu maior incentivo da criação desse blog.
    Foi simplesmente a admiração que tenho por Edu.
    A vontade de divulgar seus trabalhos,
    de ver reconhecimento a um artista tão talentoso.
    Não pode ficar apenas no teatro.
    Deixa eu te explicar: Quando eu me refiro ao teatro,é pelo fato
    que a maioria do público,conhece Eduardo apenas como ator.
    E o seu talento como cantor e como poeta? Onde fica?
    Não pode ficar conhecido apenas por amigos.
    Tem que ter um reconhecimento. Conheci
    o seu talento como cantor pelo dvd que ganhei dele. Agora
    temos o privilégio de vê-lo cantando ao vivo,na peça
    chupa-chupa show. Eduardo solta voz interpretando o nosso querido
    Cauby Peixoto. Enquanto as poesias,conhecemos algumas aqui mesmo no blog.
    Outra coisa que posso dizer o que me fez criar esse blog.
    É a grande satisfação que tenho em homenagear-lo,
    pois cada homenagem que faço a ele,é muito mais do que merecida!
    É grande a minha felicidade de divulgar os trabalhos de um artista tão ESPECIAL!
    Fico muito feliz ao ver meu ídolo nº 1 sendo aplaudido, e seu talento sendo reconhecido.
    Cada dia mais tenho muito orgulho em ser sua fã nº1 e não tenho nenhuma dúvida que quando escolhi Edu para ser meu ídolo, fiz a escolha certa!

    Grande beijo.
    Glayce. Eterna fã nº1 de EDUARDO JAPIASSÚ.

    ResponderExcluir
  75. Oi. Qual é sua opinião sobre os subsídios públicos para a arte? :)

    ResponderExcluir
  76. Juliana e Arthur.

    Eu e Solange. Bem, somos um e dois. Quando tem Solange, tem Eduardo também, entende? Mas analisando a personagem, diria que o que mais me identifica é vontade de Solange em acertar, o bom humor e a batalha em busca do final feliz. Adoro a Solange.

    Subsídios Públicos. Complicado isso,mas necessário. Com a invenção dessas leis de incentivo, o artista foi obrigado a virar produtor, contador, administrador financeiro, burocrata. Conheço muita gente boa que se deu mal por puro desonhecimento. O caminho do artista é a criação, o palco e não os boletos bancários e notas fiscais. Porém, não é fácil montar um espetáculo sem incentivo fiscal. Daí vem as regras, nem sempre são justas, distribuição esquisita. Depois a comissão julgadora, quem julga, quem ganha. Depois, empresas interessadas, dificuldade de concorrer com grandes produções. Por fim, prestação de contas, muito complexa.
    Apesar de tudo, é com lei de incentivo que os espetáculos tem sobrevivido, os cds gravados, festivais acontecendo. Eu tenho muita dificuldade com tudo isso.
    A Trupe do Barulho, heroicamente, vem sobrevivendo sem auxílio dessas leis, mas não é fácil.
    O que é preciso é união, estudo e mudanças em busca de melhorias, de justiça e um olhar mais sério por parte dos governos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  77. E ai? O que você faz para sair do desânimo, a desesperança, a sensação de fracasso, etc.?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  78. Caro Japiassú.Como você se sente falando diante de uma platéia? Felicidades!

    ResponderExcluir
  79. Oi Eduardo. Tudo bom? Quais foram as pessoas mais influentes em sua carreira? Um beijo.

    ResponderExcluir
  80. Ingrid, Pedro e Paulinha.

    Acima de tudo, FÉ! A alegria de estar vivo, com saúde, força. Saber que tem pessoas que me amam, que jamais estarei sozinho. Não aposto muito em desânimo, desesperança, fracasso...meu caminho é em direção à felicidade, sempre de mãos dadas.

    No teatro, no palco, há uma personagem, um texto, uma direção. Ali não há insegurança, medos. É bom demais. Agora, já fiz algumas palestras e tenho certeza que o teatro me ajudou muito...falar em público é um desafio, sempre. Eu gosto!
    Obrigado pelo desejo de felicidades. Que seja assim para todos nós.

    Acho que já falei isso. Não posso esquecer nunca dos primeiros professores de teatro, a Alexina Crespo e o João Denys. Na música, Bethânia e Elis, principalmente. No teatro, atores daqui de Pernambuco, como Geninha da Rosa Borges, Cybele Jácome, Luciana Lyra, Ricardo Mourão, Jones Melo, Reinaldo de Oliveira, Sônia Bierbard, Aurino Xavier, Flávio Luiz e tantos outros. Não posso deixar de citar o Paulo Autran, a Fernanda Montenegro, a Dercy Gonçalves, a Dina Sfat...somos tão ricos!!!

    Obrigado por tantas boas perguntas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  81. Você tem metas específicas como ator?

    ResponderExcluir
  82. Cibele, minha meta é continuar trabalhando, analisando novas propostas. Ator é estar em movimento, não parar. Vou caminhando...

    Obrigado. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  83. Oi Eduardo!!!!!!!! Saudades de ti meu amigo!!!
    Fiquei muito feliz de saber que a sua carreira está a todo vapor, você é merecedor de muito sucesso, pois é uma pessoa incrível, um ser humano maravilhoso e tenho certeza que é um ator de muito talento. Pretendo ir a Recife logo, assim quem sabe, terei a chance de te ver no palco.

    Mil beijos. Te amo.

    Vera Cence

    ResponderExcluir
  84. Alô Eduardo. Estou de volta para saber de você: Você já sofreu ao se desprender de uma peça que tenha atuado?
    Obrigada por responder todas perguntas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  85. Aew! Queria saber: Um pequeno prazer que para você é muito grande.

    ResponderExcluir
  86. Declare-se! Me dia algo em que você é completamente incompetente. Passar bem!

    ResponderExcluir
  87. Eduardo Japiassú. Diga-me uma palavra ou expressão que você ama e
    uma palavra ou expressão que você detesta.

    ResponderExcluir
  88. Vera Cence, Simara, João, Laura e Mayra.

    Vera, muita saudade, que bom ter notícias suas através do blog. Nossos caminhos se cruzando mais uma vez. Um beijo imenso!!!

    Simara, a grande lição do teatro, ou uma das grandes lições, é justamente saber lidar com o fim, com a transformação da realidade. Nada é para sempre, a não ser o sentimento, o amor. Claro que, com o final de uma temporadada, fica a saudade, a vontade de mais um, o elenco já é uma família...mas outros virão.

    João, qualquer prazer, qualquer alegria, é grande demais para ter uma medida certa. Como diz Clarice Lispector "cada coisa tem o instante em que ela é" e isso é mágico, é Divino. Assim, tudo de bom é imenso demais.

    Laura, não tenho competência para falar da minhas incopetências. Prefiro olhar pra frente, amar o presente, agradecer por tudo. Sei exatamente o que sou e luto para realizar meus sonhos, desvendando mistérios e ultrapassando obstáculos. Vamos pensar no que é bom, no que é alentador, no que é possível. Pensando o bem, fazendo o bem e lançando energia boa no Universo. Assim, já somos competentes! Eu não sou completamente NADA e sou TUDO.

    Mayra, pensei agora no Érico Veríssimo que dizia a uma amiga "Em certos momentos, o que nos salva nem é o amor, mas o humor". Amo isso, e só gosto de falar do que amo. Nada mais. Como diz canção "não pode alcançar os astros, quem leva a vida de rastros, quem é poeira do chão".

    Beijos. Obrigado mais uma vez, por tudo.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  89. O que é para você fazer vários personagens em um peça? É difícil para você mudar de personalidade tão rápido?
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  90. Graça Couto26 julho, 2009

    Edu, acho que voce nunca pensou que sua fã número um fizesse uma homenagem dessa a voce. Nós, que somos a dois, tres, quatro, cinco... queremos saber como voce se ente com o que Glayxinha Goggin fez; Até porque ela se esmerou não é amigo, na homenagem? Espero que todos os seus fãs participem desse Blog, pois vc merece! Beijos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  91. Catarina e Graça,

    Como todo espetáculo tem sua preparação, defender um ou mais personagens tem suas angústias e seus prazeres. Como procuro a essência de cada personagem, sua alma, não sinto tanta dificuldade. A temporada também ajuda na construção, no encontro, quando menos se espera a personagem aparece. É muito bom!

    Graça, realmente a Glayce se superou, é muito carinho e muita dedicação. Motivo de muita alegria para mim, fico muito comovido. Acho que o bom da vida é isso mesmo, o amor que conquistamos, as amizades eternas, o carinho...
    Bom ter seu comentário aqui, você faz parte desse nosso Universo teatral, tão mágico e tão Divino.
    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  92. Como você atrai o seu melhor talento e como se segura ele?

    ResponderExcluir
  93. Diga-me Algumas interpretações famosas que lhe serviram de referencia em sua evolução.

    ResponderExcluir
  94. Eduardo. Qual é o arquétipo de personagem no qual tendem a encaixar você? Um abraço.

    ResponderExcluir
  95. Vânia, Alice e Thiago.

    Vânia, talento existe, mas é preciso o trabalho, a entrega. Exercitando corpo e mente, se chega lá. Num espetáculo teatral, com o decorrer da temporada, tudo vai se transformando, melhorando. O bom da nossa profissão é essa idéia do efêmero, do transitório.

    Alice, aqui em Recife tenho várias referências. Poderia citar o João Denys na década de 80 quando o vi na Visita de Sua Excelência. Cito também Reinaldo de Oliveira em Um Sábado em 30, Sônia Bierbard nos espetáculos de poesias, Cybele Jácome em Inês (da qual fazia parte) e tantos outros. Nacionalmente, cito Fernanda Montenegro em Dona Doida e The Flash and Crash Days, Marília Pêra em Brincando em Cima Daquilo e Marco Nanini em Irma Vap. Sei que tenho várias outras referências, citei algumas que me vieram na lembrança.

    Thiago, esse lance de arquétipo de personagem é engraçado. Ao ser convidado pela Trupe do Barulho, tive muiiiittttoooo medo. Não me via na pele de Solange. Não me via em cima de um salto alto, com peruca loira. Hoje, sou um grande amigo dessa personagem maravilhosa que vive comigo aos sábados e domingos. Sei que tenho uma identificação forte com personagens engraçados, que fujam da chamada 'normalidade', mas não quero jamais me ver limitado por um rótulo, uma determinada vertente. Gostoso é ter nas mãos um bom personagem, uma trama bem feita, uma encenação criativa, um figurino apropriado, um cenário bem elaborado, uma boa luz...aí o mergulho é mais profundo.

    Obrigado pelas perguntas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  96. Eduardo Japiassú.Como foram seus inícios na interpretação? Um beijo.

    ResponderExcluir
  97. Eduardo. O artista deve se reinventar a cada dia? Até mais!

    ResponderExcluir
  98. Teresa...hoje, falar do início, talvez não seja tão preciso, tão real. Sei que estava muito nervoso, mas tudo era tão mágico e delicioso. Minha estréia nos palcos foi em 1982 com uma montagem chamada De Medéia à Gota D'Água. Ali, sem saber direito, estava determinando minha carreira. Lembro que naquele espetáculo eu já dizia que jamais abandonaria os palcos. E aqui estou...

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  99. Clayton, como já falei numa resposta anterior, o ator é movimento. Jamais devemos parar. Algumas vezes, é preciso ir além. Já fiz trabalhos que hoje me pergunto como consegui. Temos sim, que nos reinventar. O que facilita é o processo de criação, os ensaios, laboratórios, a direção...de repente, estamos no curso do rio e a correnteza nos leva...

    Beijos,

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  100. Diego Sampaio27 julho, 2009

    Eduardo.O que um artista precisa ter para conquistar os fãs que curtem seus trabalhos? ou vice-versa.

    ResponderExcluir
  101. Diego, o artista precisa apenas ser verdadeiro, seguir seu coração, saber exatamente o porquê de ser artista. Tudo que vier em seguida é consequência do seu trabalho sincero. Bom saber do seu papel enquanto artista, um instrumento elucidador.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  102. Meus amigos, infelizmente, alguma alma sem iluminação está insistindo em invadir o nosso blog com palavras turvas. Uma alma que não aceita a LUZ DIVINA.
    Essa criatura tem colocado recados em meu nome e em nome da Glayce, talvez até de outras pessoas. Todos os recados que não são bem-vindos são excluídos.
    Gostaria de pedir atenção de todos pois os meus recados e os de Glayce, que é proprietária do blog e uma menina de muita LUZ, estão com os nossos nomes em VERMELHO pois são LINKS das nossas contas no Google.

    Sendo assim, não confundam e perdoem essa criatura tão infeliz e mal amada.

    No mais, estamos felizes e com DEUS.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  103. Glayce, sua amiga Paulinha publicou uma mensagem LINDA para você, não sei se você viu.

    A mensagem foi excluída, não definitivamente, apenas para proteger a amizade de vocês.

    Tenta entrar em contato com ela.

    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  104. Eduardo. Como sabemos que você também é cantor tem uma postagem do seu dvd aqui nesse blog,e lá diz que nele estão incluindo MPB E SAMBA. Gosto muito desse ritmos. Só não gosto de Rock. Queria saber de você.
    Que classe de música você detesta?
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  105. Nelma, não consigo detestar música. Jamais! Claro, tenho meus estilos preferidos, que são vários, passando pelo bolero, samba-canção, bossa-nova, jazz, blue, samba, pop nacional, rumba, forró...até mesmo alguma coisa de rock. O importante é ser boa música. Quando falo em boa música, falo em verdade, em qualidade. Não posso deixar de aplaudir o talento de um Elvis, dos Beatles, do Raul Seixas, do Cazuza, do U2, como não posso deixar de vibrar com a Barbra Streisand, Ella, Bily, Piaf, Mariah, Celine, Diana etc. Falo isso porque, apesar do meu repertório ser basicamente MPB e SAMBA (como costumam dizer), sou apreciador da boa música. Que venham os bons e que ampliem meus horizotes musicais.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  106. ORAÇÃO CONTRA INVEJA!

    O Olho da Luz me envolve. Seu brilho me protege.
    Quebre mau-olhado! Desfaça-se toda a intriga e a
    perfídia. Estou com a Benção do Senhor. Estou dentro
    do Manto do Senhor, nada me destruirá.
    Amém!


    "Inveja é o ódio da felicidade alheia, ou dor que se sente no coração por causa do sucesso alheio."


    Aos que nos INVEJAM nossas orações.
    maior que DEUS ninguém!!!

    ResponderExcluir
  107. Que respeito você dá ao fenômeno reality? Que experiências você teve neste gênero?

    ResponderExcluir
  108. Hassan, a experiência mais próxima que tive foram as temporadas do espetáculo A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, quando ficamos confinados no maior teatro ao ar livre do mundo durante 16 dias, mas não é reality show.
    Tempos atrás, o talento vencia, quem era artista lutava e aparecia. Hoje, um rostinho bonito aparece na televisão e no outro dia já é celebridade. Acho estranho.
    Mas o pior desses reality shows é a falta de bom conteúdo, a exposição gratuita da intimidade, a cultura da inveja, do egoísmo, da falsidade, da ganância...e o pior é que ganha audiência.
    Claro que, existindo alguém ali com talento e tendo oportunidade, ótimo. É bom ter oportunidades.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  109. Francielly29 julho, 2009

    Eduardo. Como é pra você interpretar e cantar ao mesmo tempo (Caubyxa Peixoto). Sei que são 2 coisas que você adora!

    ResponderExcluir
  110. Cantar e atuar é sempre muito bom. No caso do Caubyxa é algo mais caricaturado, não é o Eduardo Japiassú cantando, ali eu faço uma voz diferente, um jeito diferente, é um personagem.
    Mas você tem toda razão, adoro cantar e atuar.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  111. Há algum papel que haja tido uma dificuldade especial para você?

    ResponderExcluir
  112. Eduardo. O que você faz para matar o tempo de espera nos castings?

    ResponderExcluir
  113. Sandro e Katyana.

    Sandro, Solange é uma personagem que amo, mas que muito me assustou. Entrei num espetáculo que já tinha quatro anos em cartaz e tive que segurar a onda legal. Apenas um mês, poucos ensaios, um no teatro, e tava eu lá...perucão loira, salto alto e platéia lotada. Acho que Solange foi um grande desafio, mas maravilhoso.
    O Anás da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém também, uma semana de ensaio e no dia mais de 10 mil pessoas na platéia.
    São os sabores da profissão.

    Katyana, geralmente encontro amigos nos castings, daí é uma boa conversa. Agora, se tiver algo para ler, decorar, vou para um cantinho e fico lá, lendo, decorando e rezando. Sempre!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  114. Fora Solange você já fez outra peça vestido de mulher?

    ResponderExcluir
  115. Você já deu algum curso ou aula de teatro?

    ResponderExcluir
  116. Célia e Victor.

    Célia, antes de entrar para Trupe do Barulho, tive o prazer de encenar o clássico do teatro francês, do Jean Genet, As Criadas. Ali, eu defendia A Madame. Existe um vídeo no Youtube. A encenação era bem diferente, com inspiração no teatro japonês, e seguindo a tradição do que queria o Genet, não havia intenção de sermos mulheres naturalistas e sim homens fazendo papel feminino. Uma grande experiência.

    Victor, nunca dei aula de teatro. Não tenho formação para professor, não tenho bacharelado em teatro. Sei que tenho experiência e, um dia, gostaria de dividir sim. Penso em ter um grupo de alunos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  117. Como você se ver nessa profissão daqui a 20 anos?

    ResponderExcluir
  118. Márcia, uma das maravilhas do teatro é justamente não ter limite de idade. Tendo saúde e disposição, sempre haverá possibilidades, seja atuando, dirigindo, na técnica, na produção. Sale o palco!!!

    LUZ

    ResponderExcluir
  119. Qual é seu critério para selecionar projetos?

    ResponderExcluir
  120. Eduardo. Qual a fã (tirando seus familiares) Que se você for apresentar a algum amigo seu.Você diz sem medo de errar: ESSA SIM É MINHA FÃ! ?

    ResponderExcluir
  121. gRAÇA cOUTO03 agosto, 2009

    Realmente, é muito comovente saber que faço parte de um pedacinho do Universo de voces, pois amo voces todos; De coração. existe uma Graça Couto, antes da Trupe do Barulho e Graça Couto após a Trupe do barulho. Adoro voces, e espero que nossa amizade perdure por muitos e muitos anos. Beijos e LUZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  122. Júlio e Cláudia.

    Júlio, o critério passa pelo coração antes da razão. Tudo que é feito com amor tem poesia, torna-se necessário. Aqui, em Recife, é comum sermos chamados para projetos de outros grupos, somos chamados como ator, daí nem sempre é possível a escolha. Mas é preciso que exista algo que nos mova.

    Cláudia, sem duvidar, minha fã é a Glayce, como ela mesmo diz, fã nº 01. Por tudo que já recebi, não me restam dúvidas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  123. Como você se sente nos momentos prévios a sair ao cenário?

    ResponderExcluir
  124. Edu meu ídolo nº 1!!!

    Simplesmente amei o seu 1º dvd. Você como
    sempre arrasando!!!!!
    Ah! E o espetáculo NEUROSE A COMÉDIA,morri de rir,muito bom!!!

    PARABÉNS!!!

    Você é DEMAIS!!

    Quer dizer demais não você é DE MENOS!!!

    Porque tudo que é demais sobra, tudo que sobra é resto,e tudo que é resto,vai pro lixo. Por isso, você é de menos, porque tudo que é de menos é pouco, tudo que é pouco é raro,tudo que é raro é único e tudo que é único é ESPECIAL!


    EU AMO VOCÊ!!!

    Grande beijo se sua ETERNA FÃ Nº1!
    =)

    ResponderExcluir
  125. Pierre, pelo que entendi, você quer saber da emoção de entrar no palco, invadir o universo cênico. Sempre é de muita expectativa. Há orações, abraços, desejos de MERDA, o burburinho maravilhoso do público. Antes de entrar em cena, já estou com a personagem, já penso como a personagem, já desejo como a personagem, mas nunca sei como vai ser o espetáculo, é sempre uma surpresa. Geralmente, nas primeiras falas, já dá pra ter uma idéia de como será aquela noite.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  126. Como você promove seu blog?

    ResponderExcluir
  127. E como você pode ter tanta certeza que ela realmente é a sua fã? Explique sua resposta.

    ResponderExcluir
  128. Paty e Cláudia.

    Paty, confesso que não divulgo como deveria, fico meio sem jeito, acho que pode parecer falta de modéstia. Divulgo com amigos e conto com vocês para que o blog continue sendo visitado e crescendo com a dedicação e o carinho da Glayce.

    Cláudia, um pouco indelicada sua pergunta. Poderia me recusar a respondê-la, mas não costumo ser indelicado. Quem é amado, e eu sou, sabe do amor. Se você for amada, você é dona da certeza. Eu sou amado e tenho a certeza. Só te digo uma coisa: é bom demais.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  129. Eduardo. Me perdoe se você achou a minha pergunta indelicada. Essa não foi a minha intenção! Obrigada por ter respondido as minhas perguntas.

    ResponderExcluir
  130. Cláudia, infelizmente, esse blog já foi visitado por pessoa que visa apenas a falta de harmonia, a desunião. Geralmente, com perguntas indelicadas. Por isso, ficamos em alerta. Também lhe peço desculpas, e digo que, saber de tudo que a Glayce faz é motivo suficiente para recebê-la como FÃ.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  131. Alô. Tudo bom Eduardo? Estou de volta!

    Que parte de seu trabalho é a que você menos gosta?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  132. Você tem ideia de criar outro blog de outro tema?

    ResponderExcluir
  133. Simara e Zé David.
    Simara, na verdade, o que mais me aflige é a dança, não tenho esse talento, mas sofro e vou arriscando.
    Zé, gostaria muito, queria um blog da minha autoria sim, mas sou preguiçoso para ficar alimentando. Queria fazer um blog com crônicas minhas, textos, poesias, música, fotos...A vida é tão legal que me presenteou com Glayce, assim, eu tenho um blog.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  134. Você trocaria o palco do teatro pelo palco da música?

    ResponderExcluir
  135. Como você vê seu blog evoluindo no futuro? E que conselhos você daria a alguém que ganhasse um blog de uma fã?

    ResponderExcluir
  136. Que tipo de comunicação você costuma estabelecer com os diretores?

    ResponderExcluir
  137. Severino, Paty e Thaís,

    Severino, troco sim, na música estou ali dando o meu recado direto, na escolha do repertório, nos arranjos, com textos. Cantando sou eu mesmo, desnudo, sem fantasia. Cantar é minha expressão maior. Claro que no teatro sou feliz, é um trabalho mais coletivo, mais oportunidades. Cantar é algo muito solitário. Valeu pela pergunta.

    Paty, quero muito ver o blog rompendo horizontes, levando poesias, textos, música. Quero sempre mais. O conselho que daria é que a pessoa tentasse dar toda atenção possível aos visitantes, ao conteúdo e, claro, a fã.

    Thaís, respeito muito os diretores. Direção é o olhar de fora, é quem indica o caminho, é quem dá as cores. Costumo ouvir as orientações, costumo contribuir também. Enfim, a figura do diretor é muito importante para o ator e para todo o espetáculo, principalmente se ele tive o espírito de equipe, de união, do abraço.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  138. Quantos anos de teatro você tem até agora?

    ResponderExcluir
  139. Victória, comecei no teatro em 1982, já se vão 27 anos. Durante esse tempo, tive momentos mais dedicados à música, outros mais ao teatro, outros aos dois. Até me assustei quando fiz os cálculos...nem eu sabia que já fazia todo esse tempo, mas o tempo é sagrado.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  140. O que se espera de você em seu trabalho, e como você o consegue?

    ResponderExcluir
  141. Quando você começou a cantar?

    ResponderExcluir
  142. Ivna e José.
    Ivna, não sei o que esperam de mim, mas posso afirmar que terão um ator sincero, dedicado e apaixonado pelo que faz, bem como um cantor que segue o seu coração e que só estará no palco quando tiver algo a dizer.

    José, comecei a cantar também na década de 80, através de uma grande amiga e artista, Nazaré Lira, que é compositora, cantora e instrumentista. Ela tinha um bar na praia de Boa Viagem e, enfrentando todas as minhas inseguranças e bloqueios me deu força e foi me ensinando. Naquele bar houve um concurso de calouros no qual fui campeão cantando Coração Ateu, da grande Sueli Costa, intercalando com uma declamação da canção Lembranças, sucesso de vários cantores, dentre eles Nelson Gonçalves, Núbia Lafayete, Bethânia. Ali, compreendi que era possível e não mais parei.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  143. Olhe Edu, vim hoje perguntar como você consegue se concentrar tanto na cena do corcunda e de Caubixa?
    Eu não paro de rir é incrivel, olhe eu já ria por que não era eu mas...
    Quando eu vive na pela ser a rapariga então me acabei mas ainda..
    a parte que o concunda diz: Vem Lulu Ven Lulu.

    e Caubixa até tu Lulu pegou Caubi.

    Glay e Edu Amo muitoooooooo vc's
    vc's já fazemparte da minha vida...
    bjuxx

    ResponderExcluir
  144. E fica tão difícil dividir vocês de mim...

    Docinho de limão,eu também te amo,AS MENINA SUPER PODEROSAS eternamente!
    E Edu? acho que eu nem preciso falar né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É Lulu,eu também já passei por essa experiência... E o pior não é nem isso,o pior foi eu sair do teatro até chegar na parada ouvindo todo mundo: Olha,Glayce... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas o melhor de tudo isso,é você saber que além das brincadeiras ,o RESPEITO que eles tem por todos nós fala mais alto do que qualquer coisa!

    É por isso que eles são meus amores e EU AMO DEMAIS!!!

    ResponderExcluir
  145. Me diga três canções chave em sua vida.

    ResponderExcluir
  146. Meu ÍDOLO Nº1!

    Você alguma vez acordou com uma poesia fabricada em sonhos?

    TE AMOOOO!!!

    Beijos de sua ETERNA FÃ Nº1!

    ResponderExcluir
  147. Lulu, Melissa e Glayce.

    Lulu, sempre com palavras doces. Concentração faz parte do processo, estamos com os personagens e reagimos como eles. Adoro o Caybixa e o Corcunda, são presentes do palco na minha vida.

    Melissa, são várias as canções que marcaram a minha vida musical, mas vou destacar três: O Viajante, A Noite do Meu Bem e Quem Te Viu, Quem Te Vê.

    Glayce, não só dormindo, mas são várias as ocasiões em que a poesia vem e não encontra possibilidades de registro. Que venham outras. Sempre!!!

    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  148. Oi! Qual é a melhor noticia que você viu publicada em sua vida?

    ResponderExcluir
  149. Que parte de seu desenvolvimento é mais gratificante?

    ResponderExcluir
  150. Pablo e Luísa,

    Pablo, já tive muita matéria de trabalho nos jornais e até na tv, todas são muito gratificantes. Lembro agora de uma que fiz para o Diário de Pernambuco na volta de Maria Bethânia ao Recife, guardo com muito carinho, foi bem engraçada. Estava lá, capa do Viver, como fã da cantora rainha da MPB.

    Luísa, cantar é algo que me leva a uma outra dimensão, assim como atuar. Cantando sou muito feliz.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  151. Que importância teve a formação profissional em sua carreira?

    ResponderExcluir
  152. Eduardo. Você sentiu alguma vez a síndrome de estar em uma bolha depois de um longo período de trabalho?

    ResponderExcluir
  153. Carlos e Walter,

    Carlos, acredito que minha melhor formação foi o palco mesmo, atuando e cantando. Claro que os cursos dão uma boa base, mas a prática ainda é o melhor exercício.

    Walter, não cheguei a me sentir numa bolha, mas quando estamos a mais de um ano num espetáculo, sem parar, fica aquela pergunta de até quando? Mas cada vez que subo no palco e vejo a platéia lotada, apesar de tanto tempo em cartaz, a animação volta.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  154. O que se precisa para trabalhar como ator? Uma paciência especial, ou uma mente especialmente ordenada?

    ResponderExcluir
  155. Paloma, em primeiro lugar deve existir o Amor, a verdade. É um trabalho difícil, árduo e com um preço muito alto. Geralmente, estamos trabalhando enquanto os outros se divertem. O trabalho do ator é um excelente exercício mental, como também um belo exercício de paciência.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  156. Eduardo, em primeiro lugar gostaria de dizer que adoro seu trabalho como ator, assisti Criadas...Mal Criadas duas vezes de muitas que vou assistir e levei vários amigos pra ver Chupa Chupa Show ontem, todos amaram, muito bom, mesmo! Parabéns :)
    -
    Gostaria de perguntar, se há necessidade de muitos ensaios pra fazer as peças que estão em cartaz já que você a apresenta semanalmente.

    Grande abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  157. Karol, muito bom ter suas palavras, é um carinho que alimenta. Ensaios sempre são necessários, precisamos estar bem preparados, o público merece todo nosso esforço. Vou ver o seu blog.
    Beijos,

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  158. EDUARDO, a quanto tempo você trabalha com a TRUPE DO BARULHO?

    ResponderExcluir
  159. Obrigada pela resposta e pelo comentário no meu blog, Eduardo. estou tão feliz que você nem imagina (: sucesso!

    ResponderExcluir
  160. Eduardo hj não vim fazer perguntas, so vim dizer que cada dia te admiro mais como ator e como pessoa. És de um carisma e doçura incrivél. Tenho muita sorte em poder está perto de vc em alguns momentos!!
    Muito sucesso vc merece D+

    te adoro

    ResponderExcluir
  161. Roberto, Karol e Bárbara,

    Roberto, estou na Trupe do Barulho, com alegria, desde junho de 2008.

    Karol, bom saber de você feliz.

    Bárbara, você é uma pessoal muito especial, uma mulher forte. Acredito em você! Que Deus lhe ilumine sempre!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  162. Eduardo. Você acha que conseguiria consilhiar o palco do teatro e o da música?

    ResponderExcluir
  163. Edu, você émuito especial viu...
    Olha hoje vim aqui pedir para vocês postar a receita do bolo maravilhoso que provei ontem.
    Então posta ai a receita.
    Gente sério que delicia muito muito bom

    Edu amo tu...

    Glayyyyyy te amo também


    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  164. Edu meu ídolo nº1!

    Existem pessoas raras,difíceis de se encontrar,elas são lindas por fora,mas principalmente por dentro,são feitas de carinho e recheados de verdade! Costumam chegar de mansinho e te conquistam dia a dia,conquistam com verdade e muito amor! Elas não tem medo da competição,valorizam qualidades,não defeitos. Querem te ver crescer,querem te ver feliz,querem te ver sorrir,mesmo quando você não percebe estão cuidando de você! E eu tive a sorte de encontrar uma dessas pessoas: VOCÊ!

    Você é muito ESPECIAL e ESSENCIAL em minha vida!


    TE AMO!!!


    Um beijo especial de sua eterna FÃ nº1!!!

    ResponderExcluir
  165. Eduardo, passando para deixar um grande abraço!!
    E dizer obrigado por nos alegrar todos os FDS como a Galefa Solange!!
    E a festa ta chegando!
    Vai ser D+!

    ResponderExcluir
  166. Como surgiu o convite para você atuar com a trupe do barulho?

    ResponderExcluir
  167. EDu conta pra gente como está os preparativos para "Apareceu as Margaridas" ??? como está a expectativa??? Ta curtindo essa preparação?


    Aproveitando aqui não percam mais um sucesso da trupe do barulho, a partir da sexta feira dia 18 de setembro até dia 16 de outubro sempre as 20horas no teatro do parque "Apareceu as MArgaridas" Com um grande elenco. Eduardo Japiassu, Aurino Xavier, Flavio Luiz.

    DOIDA QUE CHEGUE LOGOOOOOO

    EDu te adoro

    ResponderExcluir
  168. Patrícia,
    Desculpa a demora, não tá sendo fácil achar tempo para navegar na Internet. Conciliar o palco da música e o do teatro não é fácil. Eu tento, continuarei tentando, mas sempre estou mais atuando que cantando. Música é algo muito solitário, teatro é comunhão. Daí a dificuldade de realizar um show. Eu vou sempre em frente...cantando e atuando.
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  169. Lulu...vc é uma delícia. Beijão. Aí vai a receita do Bolo Negão.

    2 xícaras de farinha de trigo com fermento
    2 xícaras de açucar
    1 xícara de Nescau
    1 xícara de Chocolate em Pó
    2 ovos inteiros

    Tudo isso num recipiente, enquanto no fogo, em uma panela você coloca 1 copo de leite integral e uma caixinha de margarina (250g). Vai mexendo até começar a levantar fervura.
    Começou a ferver, desliga e leva para misturar com os outros ingredientes.

    Vai colocando o leite e margarina quente aos poucos e misturando com uma colher de pau até ficar tudo homogêneo.

    Coloca na forma e vai assar no forno.

    O recheio é uma lata de creme de leite, uma xícara de chocolate em pó, uma xícara de açucar e uma colher de margarina. Mexer até dar o ponto.

    Pronto. O Bolo Negão.

    No niver de Flávio fiz dois bolos e cobri com marshmallow.

    Beijos e LUZ!!!

    ResponderExcluir
  170. Victor, o convite surgiu a cinco anos atrás e não pude aceitar. Confesso que tive muito medo. Nesse período, dentre outros trabalhos, fiz As Criadas do Jean Genet e, por capricho do destino, acabando a temporada o Flávio me ligou renovando o convite, para substituir o Ricardo Neves. Tive medo novamente, mas dessa vez não pude recusar. Agradeço ao destino e seus caprichos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  171. Barbara, estou em sofrimento, o processo de criação é doloroso e assustador, mas tem seus mistérios e doçuras. Não dá ainda pra falar, pois estou exatamente no meio de tudo, super confuso, mas dedicado. Os ensaios são cansativos. Entrar para substituir não é fácil e, Apareceu a Margarida é um texto difícil e a montagem de José Francisco é muito bem elaborada. Eu vou tentando...torçam por mim.
    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  172. Blog da Trupe do Barulho...muito bom ter suas palavras.
    Pessoal, visitem o Blog da Trupe do Barulho, é muito divertido.
    Parabéns Felipe.

    Beijão.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  173. Glayce, confesso não saber se sou merecedor de tanto carinho, tantas homenagens. Fico comovido e até sem graça. O que posso fazer, e é de coração, é agradecer a Deus e a você.
    Você que é merecedora de todo carinho. Tudo que já fez, já é suficiente para dizer que é eterno, levarei comigo para sempre, além dos horizontes dessa vida.

    Obrigado por tudo!

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  174. Eduardo,Qual é o arquétipo de personagem no qual tendem a encaixar você?

    ResponderExcluir
  175. Fátima, geralmente com personagens cômicos. Isso até me assusta, não só pela dificuldade, a responsabilidade, mas pela possível limitação. Eu adoro, disso tenho certeza. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  176. Alô Eduardo,estou de volta! Tudo bem? Deixa eu te fazer mas uma pergunta.
    Você continua se formando em aulas, seminários ou cursos, e o combina com sua atividade?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  177. Eduardo,obrigada por ter respondido minha pergunta. O blog está muito bonito,porque exluir? Não façam isso!

    ResponderExcluir
  178. Olá Victor! tudo bem? Espero que sim!!!
    Victor,a postagem que você viu com o meu nome (que foi exluída).É um perfil falso! Isso não é a primeira vez que acontece. O blog continua firme e forte! E Eduardo está sempre disposto a contribuir e a responder todas perguntas bem intecionadas! As vezes ele demora um pouco,pois acredito que falta tempo,afinal,ele também tem seus compromissos como todos nós também temos,não é verdade??? Conheço Eduardo,e digo sem medo de errar,ele jamais me diria palavras com tanta hostilidade. Eduardo é do bem,é um ser humano lindo,iluminado e abençoado por Deus!

    Fique tranquilo e seja sempre bem vindo!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  179. Glayce, Samara e Victor,

    Na verdade, nem vi o tal comentário falso, ainda bem, prefiro não ver. Essa energia negativa é de uma pessoa muito sofredora, alguém que vem tentando minar o amor que existe em todos que estão envolvidos com a Trupe do Barulho, mas o AMOR vence, sempre!

    Samara, atualmente estou no Grupo de Estudo Trabalho do Ator na Fundação Joaquim Nabuco, e está sendo ótimo. Fazia um bom tempo que não estudava, debatia, exercitava. Estou mais rico a cada dia...

    Victor, eu sou o maior FÃ desse blog e agradeço a Glayce por ter me dado esse presente.

    LUZ!!!

    Prestem atenção que o meu nome e o de Glayce estão sempre com link, os falsos e fracos a gente percebe logo. Vamos combinar uma coisa, a gente nem comenta mais sobre eles, apenas exclui. Beijos.

    ResponderExcluir
  180. O que faço para virar um bom ator?

    ResponderExcluir
  181. Gente vamos fazer como Eduardo disse!!!
    Tenho certeza que vocês perceberam logo quando o comentário for falso ou não. Eu e Edu faremos assim,quem dos 2 ver um comentário falso primeiro,exclui sem comentar,Ok?
    Desse jeito teremos sempre um blog lindo e com muita LUZ!!!


    P.S~>Gente! Prestem bem atenção no meu link e no de Eduardo,pois o último comentário estava em forma de link também!!!
    Por favor não confundam!!!

    Muito obrigada a todos que visitam e que estão contribuindo para o nosso blog!


    Grande beijo e voltem sempre!!!!!

    Edu meu ídolo nº1,AMO VOCÊ!!!!

    ResponderExcluir
  182. Eduardo, você vai arrasar, todos nós sabemos disso. Da pra ver todo seu esforço, iremos aplaudir de pé o seu sucesso.

    Um abraço enooorme :DDD

    ResponderExcluir
  183. Adilson, acredito muito no trabalho e na observação. Fazer e ver muito teatro. Ver muito cinema, televisão etc. Sempre com o olhar de ator, analisando, estudando. Não perca o prazer de ser espectador, pois corremos o risco de ser sempre um ATOR vendo um espetáculo. Entende? É preciso vigiar, para que possamos viajar, curtir, se emocionar e ao mesmo tempo analisar. Cursos é sempre bom, mas a escolha é fundamental. Se há determinação, amor, você já é um bom ator. Daí em diante é trabalho, trabalho, trabalho...e nunca haverá um fim, a estrada é contínua.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  184. Glayce...vamos ficar atentos. Todos já sabem quem somos, não há como confundir, mas vamos sempre ficar atentos para limpar o nosso blog.

    Beijos.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  185. Eduardo.Muito obrigada por responder sempre as minhas perguntas. Demoro um pouco a entrar na internet,mas sempre que entro nunca deixo de visitar o seu blog. Sou super fã dele e mais ainda por ter sido presente de uma fã número 1. Você deve ser uma pessoa maravilhosa! O presente foi merecido!
    Mas por falta de tempo,eu queria saber de você:
    Até quando poderemos fazer perguntas aqui no blog?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  186. Simara, estarei sempre disponível para respoder as perguntas. Gosto disso, sempre aprendo com as perguntas e respostas. Isso aqui é motivo de reflexão para todos nós. Obrigado por suas palavras carinhosas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  187. Japiassú. Diga-me três atores e três atrizes de que você goste e por quê?

    ResponderExcluir
  188. Joaquim,
    Atores, dentre tantos, citaria Stênio Garcia, Osmar Prado e Paulo Autran. Stênio e Osmar pela versatiidade, pela entrega, pela veracidade de cada personagem e pela consciência de ator. Paulo, por tudo isso, e pelo amor aos palcos, pela vida dedicada ao teatro. Os três e tantos outros que fazem seu trabalho com dignidade me inspiram.

    Atrizes eu cito Fernanda Montenegro, Lília Cabral e Cybele Jácome. Fernanda e Lília por tudo que já falei dos atores, somando a beleza feminina. Cybele é uma atriz pernambucana, amiga, que está em São Paulo e que muito me inspira, com seu amor pelo teatro e sua consciência do papel de ser artista nessa vida.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  189. Eduardo,Você tem metas específicas como ator?

    ResponderExcluir
  190. Essa pergunta vai pra minha amiga ai!
    Oi amiga linda do meu coração,quanto tempo né? Será que você ainda lembra de mim? Esqueceu da amiga aqui mesmo num foi?
    =(

    Mas eu TE AMO assim mesmo viu? Você é e sempre será a minha melhor amiga,apesar da distância a nossa amizade cresce cada dia!
    TE AMO demais!
    Beijos e muitas,muitas saudades de você!

    ResponderExcluir
  191. Eduardo essa vai para você!

    Como você define os leitores desse blog?
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  192. Eduardo,qual foi o personagem que você mais teve dificuldade em interpretar?

    ResponderExcluir
  193. Alexandre, Paulinha e Roberto,

    Alexandre, minha meta é trabalhar, sempre. Quero um dia fazer um trabalho unindo o ator e o cantor.

    Paulinha, difícil definir um perfil único para tanta gente que vem por aqui. Diria que são pessoas bem atenciosas, carinhosas e com vontade de saberem algo sobre o universo do teatro e da música. Eu adoro responder a todos.

    Roberto, todo personagem quando chega me assusta, sempre fico sem saber como vai ser a convivência. Já sofri muito com isso e vou continuar sofrendo, mas é um sofrimento criativo e, lá no fundo, eu gosto disso. Hoje, estou super assustado com Dona Margarida, é com certeza um dos mais difíceis. Não está sendo fácil, acho que é o meu maior desafio, considerando o pouco tempo e a densidade do espetáculo.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  194. Qual personagem que você interpretou que mais se identificou com seu perfil?

    ResponderExcluir
  195. Andreza, todos os personagens são queridos e importantes. Todos chegam e ficam um pouco dentro da gente para sempre. O mais recente, que é Dona Margarida, de Apareceu a Margarida, tem me comovido bastante. Mas não posso esquecer de Solange, das Criadas Mal Criadas. Gosto da sua alegria.

    LUZ

    ResponderExcluir
  196. Eduardo você roubou a minha fã sabia?
    Tô com ciúmes ela nem liga mais pra mim,
    mudou de ídolo.
    Mas na verdade eu queria saber de você,só para ter certeza se você é feliz como eu sou em ter ela como amiga e fã?
    É bom demais não é verdade?
    Estou longe,cuide dela ai por mim ok?
    Glaycinha eu amo você,muito muito viu?
    Abraços para você meu amor(Glaycinha).
    Fik com Deus.

    ResponderExcluir
  197. BUNDÃO da minha vidaaaaaaaaaaa!!! Que bom ter notícias suas meu amor!!!
    Vc nem imagina a saudades que eu tô de vc!!
    Eu não aguento mais não,vem pra Recife vem!!!
    Vc sabe que eu te amo muitão né???
    Fique com ciúmes não! TE AMO TE AMO TE AMO TE AMO TE AMO TE AMO!!!
    Vc é um dos meus amores que eu mais amo nesse mundo!
    Beijos! Se cuida e muito sucesso pra vc meu amor!!!

    Edu!!! Eu quero as fotos que estão no seu celular e na sua maquina viu?
    Quando puder manda pro meu email!
    Beijos e amo vc também!!!


    P.S~> Gente por tudo que é mais sagrado!!!
    Por favor parem de fazer perguntas a Eduardo se referindo a mim!!!
    Sério! Eu fico toda sem graça!!!
    Quer saber? MORGUEIIIII!!
    me trás um drink!!!

    ResponderExcluir
  198. Eduardo, você arrasou como Dona Margarida, eu adorei :D E adorei mais ainda ver que você é uma pessoa super simpática e atenciosa com seus fãns.

    Parabéns pelo sucesso e estarei sempre torcendo pro você :D

    Grande abraço!

    [Fiz outra homenagem para a Trupe no meu blog e lá está a foto da gente :D]

    ResponderExcluir
  199. Marcílio, já estou super curioso para lhe conhecer. Claro que sou feliz, Glayce faz por mim o que nunca tive em mais de vinte anos de profissão. Glayce é presente Divino, é bênçãos nesse caminho tortuoso da vida artística. Tenho pessoas que admiram meu trabalho, mas Glayce é fã e fã número um. Fico muito comovido e feliz. Também fico feliz por o grupo ter proporcionado a Glayce amizades como a de Lulu e Bárbara. Que Deus abençõe a todos nós.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  200. Karol, suas palavras são doces. Você é muito linda. Obrigado por tudo!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir