Translate

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Perguntem ao Eduardo parte 2!



Olá Galerinha!!!
A primeira parte de perguntas a EDUARDO esgotaram!
Graças a vocês!
Por esse motivo estou fazendo a parte 2 para que vocês possam continuar fazerem perguntas a ele!
OBRIGADA!!!


Antes de mais nada, quero deixar bem claro que nesse período de perguntas e respostas vocês terão que cumprir algumas regras.
Caso ao contrário,todas perguntas serão removidas e a postagem será definitivamente excluida.

Por tanto essa é a única oportunidade que vocês estão tendo para
saber mais sobre a carreira do ATOR,CANTOR E POETA!


APROVEITEM!!!

ATENÇÃO!
(Regras)


Regra n°1: Perguntas mal intencionadas ou sem assinaturas,serão totalmente removidas.

Regra n°2: Eduardo só responderá perguntas pessoais se forem de sua vontade.
Portanto, evitem perguntas que invadam a privacidade do artista.

Regra n°3: Só serão respondidas apenas as perguntas existentes nessa postagem.


OBS~> As perguntas só serão válidas se estiverem de acordo com as regras acima.


OBRIGADA PELA COMPREENSÃO!

Se vocês tem fotos com Eduardo ou querem fazer algum depoimento
sobre ele.
Envie para: blogoficialeduardojapiassu@gmail.com
A publicação você encontrará aqui!

Beijos a todos!

182 comentários:

  1. Isso meu ídolo nº1!!!
    Mata a fanzinha aqui... Já basta Léo!
    Com as tuas respostas...
    Cada uma mais emocionante do que a outra!

    Marcílio é uma grande amigo,ídolo,irmão...
    Morre de ciúmes de mim! kkkkkkkkkkkkkkk
    Atualmente ele está dançando em uma banda no Maranhão,mas quando ele vim a Recife,pode ter certeza que você vai conhece-lo sim!
    Faço questão!
    AMO TANTO e você não fica atrás não viu? AMO bem muitão também!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Eduardo. Você agora faz parte da cia trupe do barulho? Ou você é convidado da cia?

    ResponderExcluir
  3. Janine, a Trupe do Barulho acaba de completar, com muita garra e talento, 18 anos de existência. Quem faz teatro sabe o que isso significa. Um grupo de atores, em Recife, com sucesso initerrupto por 18 anos. Infelizmente, o pernambucano não reconhece tão facilmente os seus valores. Esse fato era para ter ampla divulgação na mídia.
    Estou na Trupe apenas a um ano e meio, aproximadamente, por isso me considero um ator convidado com vontade de ficar. O núcleo da Trupe é o Aurino, o Flávio e o Jô, que estão desde o começo.
    Fica aqui meu caloroso aplauso para eles.

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  4. Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu com a experiência em sua profissão? Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tâmara, com a minha profissão de artista aprendi a ser o que sou. Tenho certeza que não seria o que sou sem os palcos, os atores, os cantores, os autores, os poetas...
    O melhor do meu mundo das artes é conhecer pessoas, entender as pessoas e, claro, antes de tudo, me entender um pouquinho mais a cada dia, a cada espetáculo, a cada aplauso...
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  6. Edaurdo. O ato de interpretar (ator) e o ato de assistir (espectador) são partes de um mesmo processo? Ou São realidades comunicantes e concomitantes?

    ResponderExcluir
  7. oii eduu.. antes de tudoo sou super fã de seu trabalhooo amooo a trupee e todo elenco!A culpada de tudo isso foi Glayce kkkkkkkkkkkk além de seu talento lógicooo!! mas gostaria q vc me respondesse uma coisinha... oq vc acha do assedio dos fãs em geral? vc gosta disso? ate q ponto?? ADOROOO VC!!

    logo logo marco um dia e conversamos pessoalmente no teatro! bjão e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Thiago e Priscila,

    Antes de qualquer coisa, desculpa pela demora, o tempo tem brincado comigo. Brincadeira gostosa.

    Thiago, acredito que sim, não há razão de estar no palco sem que exista o público. Para um espetáculo, que envolve tantas coisas, o essêncial é o ator, a palavra e o público. O processo para o ator é diferente, é mais longo e árduo. Para o espectador são aquelas horas ali, viajando, refletindo ou simplesmente se divertindo. Porém, acredito que quem vai a um teatro passa por pelo processo de escolha, preparação, audição e reflexão.

    Priscila, os fãs são sempre bem-vindos. São lindos e nos enchem de alegria. Confesso que ainda fico um pouco tímido quando sou abordado e acho que vai ser sempre assim. Mas gosto muito. Glaycinha é e será sempre a minha fã número um.

    ResponderExcluir
  9. Meu ídolo nº1!!!
    Gostei da fimeza das suas palavras!!
    Pode ter certeza disso sim!
    Eu sou e sempre serei sua fã nº1!!!
    Daqui pra frente pode até aparecer mais fãs seus... Mas nº1 só eu viu? Não aceito concorrentes e nem xerox! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    AMO VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  10. Eita amiga ki lindo! Ele deixando bem claro que vc é a fã número 1!
    Adorei falar com vc minha amiga e como sempre ouvir seus conselhos. Feliz é aquela que tem uma amiga igual a vc,assim como eu!
    Te amo demais,vc é muito especial e eu só tenho a agradecer!
    Obrigada por tudo!

    EDU,me tira essa curiosidade:
    A condição básica para que o ator possa interpretar é colocar-se na mesma situação em que o espectador deve ser colocado?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Paulinha, não acredito muito em condições básicas no universo da arte. Para interpretar bem é preciso talento e estudo. Estudo da personagem, do texto, das indicações da direção. Para interpretar é preciso AMOR. Com AMOR estamos aptos!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  12. Eduardo, é verdade que o ator não deve passar para o espectador nenhuma visão crítica do personagem?

    ResponderExcluir
  13. Rayan, o ator deve entender seu personagem e amar o que está realizando, aí está a maior defesa que um ator pode doar ao seu personagem. A obra de arte como um todo, seja uma poesia, um espetáculo teatral, de dança, cinema, televisão é que provoca uma visão crítica no expectador, o ator faz parte disso tudo.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  14. Da mesma forma, para o ator, a realidade do seu ato de interpretar é o personagem interpretado?

    ResponderExcluir
  15. Fábio, não entendi direito o seu questionamento. O ato de interpretar é um processo que envolve além do talento, a compreensão da personagem, da história em que ele está envolvido, da proposta da encenação etc. Além do mais, o teatro é vivo, e durante a temporada o processo criativo fica mais rico a cada dia. Assim, o ator, ali no palco, está dando vida a uma personagem com o seu ato de interpretar. Respondi???

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  16. Eduardo Japiassú. Há algum personagem que você já tenha se arrependido de fazê-lo? Ou então mesmo não faria mais de forma alguma? Se caso afirmativo,diga-me por quê?
    Um beijo!


    P.S ----> Amiga,eu amo você demais!
    Saudades...<----

    ResponderExcluir
  17. Alô Eduardo! Estava com saudades do seu blog. Cada dia mais bonito.
    Para o ator, o personagem não deve ser, apenas, um conjunto, um feixe, um apanhado de idéias e/ou de conceitos. Uma imagem abstrata, à qual ele terá que dar forma e dar vida.
    Você concordo com o fato de que o ator deverá olhar, sempre, o personagem como outro ser humano?


    Assistir seu show e gostei muito!Parabéns,além de ser um super ator e cantor muito talentoso,é um ser muito simpático,educado e atencioso. Feliz dessa fã número 01 em tê-lo como ídolo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber o nome de uma música que toca no espetaculo, uma em espanhol que vagiene cokeluche dança com convidados da plateia, como uma marcha do exercito, brajos estendidos, dedos pra cima, e por ai vai, forte abraço, sei trabalho é massa!
    pode me mandar por e-mail: joaoluisfalcao@yahoo.com.br,valeu

    ResponderExcluir
  19. Karlixinha, Simara e João...

    Karlixinha, não há personagens que me tragam más lembranças. Já fiz trabalhos pequenos, que por vezes nem me lembro, mas nada que tenha causado arrependimento. Prefiro lembrar com carinho daqueles que me marcaram muito pela alegria.

    Simara, concordo sim, mas sempre ciente que é você, o ator, que está emprestando seu corpo e sua alma para aquele personagem. É aí que mora a maravilha de ser ator, essa dualidade, esse sonho e essa realidade. No palco existe a minha personagem e o meu ser, dois em um.

    João, a música é de um comediante argentino, o Jô Ribeiro quando morou na Argentina conheceu esse ator e ganhou essa música, ou o direito de usá-la. Escreve para ele, vou te enviar um e-mail com o contato dele.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  20. Eduardo Japiassú. O ator poderá entrar no mundo do personagem e comunicá-lo integralmente?

    ResponderExcluir
  21. Edu,meu ídolo nº1!!!
    Vim te fazer uma pergunta difícil de vc responder!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Porque vc é o melhor ídolo do mundo que uma pessoa poderia ter?
    E porque eu gosto tanto de tú hein?
    Uiiiii!
    Quero a resposta viu?

    Beijos e AMO VOCÊ
    De Sua eterna fã nº1!!!

    ResponderExcluir
  22. Catarina, o ator deve, é o seu dever, porém ciente de que está atuando. A entrega é total, mas há o lado consciente, que observa, que resolve, que opina.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  23. Glayxinha, a resposta está em você, no seu coração iluminado. Você que é detentora de tamanho amor, tamanho carinho. Eu sou apenas um artista que ama o que faz, sigo sincero e sereno.
    Você que tem esse Dom Divino de amar e de se dedicar.

    Beijos e LUZ!!!

    ResponderExcluir
  24. Meu ETERNO ÍDOLO Nº1!!!
    Você é um fofooo!!!
    Muito ESPECIAL!
    Por isso nunca me canso de dizer que:
    Quando escolhi vc para ser meu ídolo nº1,fiz a escolha certa!!!

    Eu só tenho a lhe agradecer
    E dizer mais uma vez o que você já sabe, melhor do que ninguém...

    E...U...T...E...A...M...O!!!

    Beijão,
    de sua ETERNA FÃ Nº1!!!

    ResponderExcluir
  25. Para questionar é necessário, acima de tudo, conhecer, que as duas realidades terão que ser decodificadas?

    ResponderExcluir
  26. Edu só vim aq te fazer uma pergunta..
    EU lulu e babi
    TE AMAMOS MUITOOOO

    Mas dona Glyce tem cuimes de vc...
    pense num ciume viu?

    me ajuda pelo amor de deus

    quero ser sua fã
    dizer q TE AMO
    mas ela me ameaçou de morte...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vc pode me ajudar a te amar sem correr o risco de MORRER??

    ResponderExcluir
  27. É mentira de pri meu ídolo nº1!!
    Eu deixo elas serem suas fãs sim e até gosto!
    Já disse que de irmãs não tenho ciúmes!
    Mas fã nº1 não!!

    Mas se para ser sua fã nº1 eu tenho que brigar...

    ADEUS....

    Tô indo pra guerra agora...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pri minha irmã,se toque,pri,pri,pri se manque!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Amo vcs!!

    ResponderExcluir
  28. Carlos, não entendi direito seu questionamento. Conhecer sim, sempre, a você mesmo e à personagem. Decodificar é um processo de conhecimento e é vasto, longo caminho. O teatro permite esse exercício.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  29. Priscila, eu adoro o carinho de vocês.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  30. Eduardo. Você já tem algum projeto para gravação de um terceiro dvd?

    ResponderExcluir
  31. Karlixinha, projeto não tenho, tenho vontade e já alguma coisa de repertório, mas preciso levantar grana para montar e gravar. Preciso de alguém que possa produzir, pois é uma tarefa que não me atrai muito.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  32. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ATOR E PERSONAGEM?

    ResponderExcluir
  33. Eduado,diga para nós algumas interpretações famosas que lhe serviram de referencia em sua evolução.

    ResponderExcluir
  34. Olá Eduardo, em primeiro lugar, quero dizer que sou sua fã de coração, agradeço pelo carinho e atenção, amo todos vocês da Trupe, conhecer vocês, me fez tão bem!! que só Deus para abençoar cada um de vocês, por essa oportunidade.
    Gostaria de saber, o que sente, quando sobe no palco? a emoção, é como se fosse a primeira vez??
    SUCESSO!!!
    Fica com Deus
    Beijos Silmara

    ResponderExcluir
  35. Berta e Pablo,

    Berta o ator e o personagem se complementam. Um depende do outro, um precisa do outro. O personagem aprende e cresce com o ator, o ator aprende e cresce com o personagem. Quando o personagem sai do papel e ganha vida no ator, ele fica maior a cada dia, ele vive, ele ultrapassa o texto.

    Pablo, lembrando assim, rapidamente, lembro de Fernanda Montenegro em Dona Doida e Marília Pera em Brincando em Cima Daquilo e Dina Sfat em Heda Gabler. São interpretações que me fascinaram, dentre tantas outras. Mas sempre digo que foi assistindo um show da Elis Regina, ESSA MULHER, que sem saber comecei a entender o que é ser artista, ali eu mudava a direção da minha vida. Maria Bethânia é outro exemplo que costumo seguir, de seriedade, dedicação, comprometimento e amor. Onde há amor, há verdade.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  36. Silmara, queria lhe dizer o quanto você é importante para todos nós. Jamais irei esquecer daquela quinta-feira, ensaio de Apareceu a Margarida, quando ao final você subiu ao palco com tanto carinho que nos deixou maravilhosamente comovidos.

    Você é um ser humano de muita LUZ, uma mulher de rara beleza. Você é amiga do silêncio, com sabedoria.

    Fico muito feliz em ter palavras suas aqui. Saiba que meu carinho por você é grande, é intenso.

    Agradeço a Deus por tamanho presente, pelo Divino encontro.

    Estar no palco é sempre novidade, é sempre emoção primeira. Claro que a experiência nos traz mais certeza, mais precisão, maior tranquilidade, mas a emoção é ímpar, é nova.

    Sempre oro e agradeço e peço proteção. Sempre peço bênçãos para todos, elenco, produção e platéia. Ali é um momento de comunhão.

    Espero que possamos nos conhecer melhor e concretizarmos nossa amizade.

    Um beijo grande. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  37. Caro Eduardo. Você tem alguma música de sua autoria?

    ResponderExcluir
  38. Se caso você gravasse outro dvd,qual cantor Pernambucano você gostaria que fizesse uma participaçõa especial?

    ResponderExcluir
  39. Fernandes e Júlia,

    Fernandes, tenho poesias como já está dito no blog e poucas músicas. Já participei de um festival da UNICAP com um Côco em homenagem a Dona Selma, chama-se Dona Selma do Côco. Sou mais intérprete mesmo, gosto de dar vida a palavra.

    Júlia, quero gravar outro dvd sim, espero conseguir. Sempre gostei de dividir o palco, palco é comunhão. Tenho vontade de ter o Leonardo Rodriguez cantando comigo. Penso muito em dividir uma canção com Nena Queiroga. Sempre canto com Nazaré Lira. Queria muito cantar com o Claudionor e com o Nonô também. Quem sabe um dia?!?!?

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  40. Eduardo. Como se deve construir o personagem?

    ResponderExcluir
  41. Querido Eduardo, obrigada!!!!
    Fiquei muito feliz, ao ler suas palavras, tão doce e carinhosa, nem consigo descrever tamanha emoção, saiba que você é um presente de Deus aqui na terra, uma estrelinha que nasceu para brilhar, e alegrar os corações dos anjos, que estão a sua volta.

    Que Deus te ilumine sempre
    Um grande beijo
    Silmara

    ResponderExcluir
  42. O elenco deve ser escolhido considerando-se, preferencialmente, a adequação do ser dos atores ao ser dos personagens?

    ResponderExcluir
  43. Cibelle e Flávio,

    Cibelle, um personagem é elaborado lentamente, tudo começa com a leitura e compreensão do texto, o enredo, a história em que ele se encontra envolvido. A atmosfera da personagem. Quando colocamos o texto 'em pé', ou seja, vamos para o palco, vem a criação do ator e o olhar e diretrizes da direção. Os ensaios são a gestação da personagem e durante o espetáculo vem o amadurecimento.

    Flávio, de preferência sim, é bom ter um elenco afinado, mas costumo dizer que no teatro, principalmente no teatro, tudo é possível para o ator. O importante é o elenco ter harmonia e o mesmo foco. No cinema e na televisão é que a imagem fala mais alto, no teatro é preciso muito mais dedicação do que aparência.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  44. É fundamental que o ator questione as múltiplas razões que o levam a ser o que é,para,poder saber questionar as múltiplas razões que levam o personagem a ser também o que é?

    ResponderExcluir
  45. Wilson, quetionar é uma grande arma do ator, é bom saber o porquê, a razão, o motivo. Diante do universo do fazer teatral no nosso país, é comum as dúvidas virem à tona, os medos, as angústias. Quando o amor é verdadeiro, quando a missão é verdadeira, continuamos na luta.
    Questões dos personagens são fundamentais no momento de composição, de estudo. No teatro, estudamos juntos, o grupo discute, opina e isso é muito rico.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  46. Fátima Perreli26 outubro, 2009

    Eduardo. A aparência física é importante. Mas quando considerada SINE QUA NON corre-se o risco de ter o corpo do personagem e não da alma do personagem?

    ResponderExcluir
  47. Prezado amigo Eduardo.O ato de existir, do espectador e do ator, contraposto ao seu ato de ser: a assunção plena da sua condição relativa?

    ResponderExcluir
  48. Fátima, concordo com isso. Ultimamente, diante da comercialização da arte, tem-se dado muito valor as aparências, e os resultados, muitas vezes, artisticamente, ficam a desejar.
    Lembrei agora do Saint Exuperi: "O essencial é invisível aos olhos".
    Fico triste quando me deparo com um personagem sem alma, quase um robô.

    Aparência, muitas vezes, é necessário, mas tem que ser aliada ao talento.

    ResponderExcluir
  49. Matheus, me desculpa, mas achei meio confuso o seu questionamento. Fica pra próxima!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  50. Eduardo. Tudo bem?
    Em que momento você chegou à convicção de que poderia se
    profissionalizar na interpretação?

    Amiga EU TE AMO! Saudades...

    ResponderExcluir
  51. Paulinha, havia o sonho da criança, do menino, mas minha primeira incursão em teatro foi em 1982, o primeiro e feliz curso no CECOSNE.
    Ali, tive a certeza de que era aquele o caminho a trilhar e estou por aí até hoje...cantando e interpretando.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  52. As leituras das unidades dramáticas só devem ser iniciadas após a escolha definitiva do elenco?

    ResponderExcluir
  53. João, o ideal seria isso, mas ainda é o momento de escolha, algum participante pode não gostar, não concordar com a proposta oferecida. O ideal é aproveitar esse momento de leitura para harmonizar o grupo e criar o compromisso. Bom é ir para o palco com o elenco definido.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  54. A primeira distribuição deve ser provisória. É preferível trocar um ator a ter de contornar um personagem.

    ResponderExcluir
  55. Camila, tudo isso é muito relativo. A troca é a última opção. Se há vontade e verdade no ator, deve haver estímula para a busca, para a procura. A personagem virá. O melhor dessa arte é justamente a pesquisa, a construção.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  56. As primeiras marcações,devem ficar,sempre,por conta dos atores?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  57. Eduardo Japiassú. Os cenários e os figurinos devem ser discutidos com os atores depois de conhecidos os personagens?

    ResponderExcluir
  58. Weydsondigitalproducoes@hotmail.com

    Profissional na área de filmagens, filmei a apresentação no II festival, referente as fotos postadas neste blog.
    Seria possível divulgar no seu blog, caso alguém esteja interessado, entrar em contato com o email acima?

    tenho esta apresentação sem cortes, do início ao fim.

    Agradeço pela atenção, e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Olá weydson! Tudo bem?
    Olha,já te mandei um email!
    Com certeza,será um prazer!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  60. Eduardo. É nos ensaios gerais que se verificam a unidade,a harmonia e o ritmo do espetáculo como um todo?

    ResponderExcluir
  61. Edilza, Allyson e Aninha.

    Edilza, cada processo é diferente do outro. Há diretores que são mais centralizadores, outros compartilham mais com os atores. Quando vamos para o palco tudo começa a surgir, com indicações ou intuições e estudo.

    Allyson, no teatro tudo deve ser discutido pela equipe. Para os atores é muito rico ter noção prévia de cenário e figurino, ajuda na composição dos personagens e no entendimento do processo.

    Aninha, durante todo o processo tudo isso é observado. No ensaio geral, geralmente é o último ensaio (se houver mais de um já é luxo) tudo deveria estar no lugar, é o último momento de ajuste antes da estréia.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  62. Weydson, estou enviando seu contato para diretora Sônia Bierbard. Estaremos entrando em contato com você. Muito obrigado. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  63. O diretor deve assistir ao espetáculo da platéia, como espectador. O espetáculo já não é mais seu. É do público?

    ResponderExcluir
  64. Viviane, o diretor deve se preocupar com a manutenção do espetáculo. Incentivar os atores a querer mais, discutir problemas de cena, adaptar o que for necessário. Muitos diretores não acompanham o espetáculo, mas não é o caso da maioria. O diretor vê o espetáculo de todos os ângulos, seja na platéia, na colchia, na cabine de luz ou de som. Para os atores, é muito bom ter a companhia do diretor durante a temporada.

    LUZ!

    ResponderExcluir
  65. Eduardo,
    É necessário que os atores usem os figurinos a partir dos ensaios corridos?

    ResponderExcluir
  66. Edwirges, quanto mais cedo tivermos todos os recursos necessários, melhor para os atores. Figurino faz parte da composição da personagem, é importante que existam ensaios completos. Infelizmente, a realidade não é essa, muitas vezes temos figurinos que só chegam na estréia.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  67. Eduardo É nos ensaios que se consolida a armação e se faz a amarração do espetáculo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  68. Isabel, é isso mesmo, os ensaios são para que estejamos prontos para a estréia, mas no teatro o espetáculo está sempre vivo, em mutação. Durante a temporada, geralmente, muitas adaptações são feitas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  69. Eduardo,é nos ensaios parciais que se concretizam as marcações das unidades dramáticas?

    ResponderExcluir
  70. Nice, os ensaios são para afinação do espetáculo, marcação, texto. É nos ensaios que tiramos dúvidas, nos aprofundamos nos texto, no contexto, conhecemos cenário, figurino, iluminação, enfim, tudo.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  71. Em 2010 terá ainda AS CRIADAS MAL CRIADAS?

    ResponderExcluir
  72. Aline, acredito que não, nossa última apresentação será no dia 13 de dezembro no Teatro do Parque. Talvez, pouco provável, uma apresentação em janeiro de 2010, e o espetáculo encerra a temporada.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  73. EM ALGUM MOMENTO VOCÊ PASSOU POR ALGUMA DIFICULDADE QUE FEZ COM QUE PENSASSE EM DESISTIR?J Á QUE NO BRASIL NÃO É TÃO FÁCIL VIVER DA ARTE DE INTERPRETAR.

    ResponderExcluir
  74. Miguel, já sim, em alguns momentos já pensei em desistir, pelo menos desistir de lutar, de correr atrás. As dificuldades são muitas, mas sempre que subo no palco reforço a certeza de que é essa a minha missão. Preciso usar minha voz, meu corpo e meu coração para me comunicar, para levar alegria aos outros, para gerar reflexão.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  75. Oiiii Eduuuuu tudo bom??
    antes de tudo quero dizer que admirooo demais teu trabalhooo
    sou sua fã de coração
    (muito depois de glayce logico senão ela mim mata)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas serio agora
    vc passa uma emoção para quem assiste
    que é inexplicavel

    SEJA SEMPRE ASSIM VIU?
    UMA PESSOA ESPECIAL
    UM ANJO QUE VEIO ALEGRAR ESSA TERRA TÃO SOFRIDAA!!

    SEU TRABALHOOO É MARAVILHOSO!!

    aproveitando deixo minha pergunta!!
    oq vc acha do fim das Criadas?
    oq vc aprendeu com mais ou menos 1 ano e meio nas criadas?
    oq guarda no coração??

    bjãoooooooooooooooooooooooooo

    fica com Deus tá??

    Glayxinhaa por pura pena amooo tu tá?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  76. Priscila, o carinho de vocês é que nos conforta. Não é fácil saber que sábado e domingo não tenho teatro. Essa é a grande lição que o teatro nos dá, a efemeridade em tudo. Tudo passa e vale a pena saber passar. O poeta compara tudo isso com um rio, passando na certeza de encontrar o mar para continuar em outras águas. Morro de saudades da Solange, da Clair, da Madame, das misses, de vocês. Espero que em breve estejamos todos juntos, sorrindo muito.

    Bom mesmo é poder agradecer todo sucesso que tivemos.

    Beijos e LUZ!!!

    ResponderExcluir
  77. Eduardo, O que está por trás de um processo de construção de um espetáculo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  78. Paloma, são tantas coisas. Um espetáculo para chegar no palco passa por inúmeras etapas. Desde a escolha e adaptação do texto (quanto necessário), seleção dos atores, leitura de texto, escolha de direção, escolha da técnica, ensaios, cenógrafo e cenário, sonoplastas e operador de som, iluminador e operador, divulgação, ensaio aberto etc. São muitas madrugadas e sóis até o dia da estréia e depois o trabalho continua.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  79. Eduardo Japiassú. Primeiramente quero parabenizar-lo pelo espetáculo de ontem no teatro do parque! Eu gostaria de saber quando e com qual peça a trupe do barulho voltará em 2010? Um beijão!

    ResponderExcluir
  80. Carlos, obrigado pelas palavras de carinho. O espetáculo foi muito bom mesmo, para todos nós. Ainda não temos nada certo em relação a um novo espetáculo. Acho que ficamos um tempo com o Chupa-Chupa até estarmos com outro espetáculo pronto. Feliz Natal.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  81. Eduu, querido :D Nem passou muito tempo do último espetáculo do ano, no Teatro do Parque e eu já estou com saudades. Sim, eu tenho uma pergunta, o que a Solange significou pra você?

    Beijo te adoroo muito muito muito :D

    ResponderExcluir
  82. Karol, desculpa a demora, estava viajando. Solange é motivo de muita alegria. Como ator, cresci muito, uma experiência ímpar. A Trupe do Barulho é uma escola maravilhosa. Como pessoa, Solange me trouxe muita alegria, muito bom humor. Agora, o principal, foi ter novos amigos através de Solange. Todo pessoal da Trupe, a Glayxinha que é uma amiga-fã sem igual, e todos, inclusive você. Obrigado por tudo!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  83. Eduardo,quais são os seus projetos para o ano de 2010?

    ResponderExcluir
  84. Kátia, quero muito realizar mais um show, espero conseguir. Projetos em andamento, três espetáculos com a Trupe do Barulho para o ano de 2010 e filmagens com equipe da FUNDAJ da minissérie STUFANA, que em breve estará na Internet. E que venham novidades, boas novidades!!!

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  85. Eduardo: Qual é o arquétipo de personagem no qual tendem a encaixar você?

    ResponderExcluir
  86. Walter, essa pergunta é difícil, além do que, fico bastante apreensivo, como ator, em me ver rotulado com algum tipo de personagem, mas entendo que isso existe e que deve ser aproveitado. Acho que o personagem cômico tem mais haver comigo, até mesmo algo caricaturado, penso que posso aproveitar muita coisa minha em personagens que tenham uma veia cômica.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  87. Você já tem previsão de dia,mês do show que você que realizar neste ano?

    ResponderExcluir
  88. A PERGUNTA É...QDO VC VAI DAR NOTÍCIAS??? TEU SOBRINHO(S) QUEREM SABER DO "TIO DÚ"... AINDA BEM Q FIZERAM SEU BLOG P/ A GENTEEE MATAR AS SAUDADES. TE AMAMOS MUITO "DU"...SNIF SNIF ...DA SUA FAMÍLIA DO SUL DO BRASIL. obs: Como sempre vc tá linduuu, vi (quase) todos os vídeos.

    ResponderExcluir
  89. Eduardo. Em que momento você chegou a convicção de que poderia se profissionalizar na interpretação?

    ResponderExcluir
  90. Kátia e Thamysa.

    Kátia, não tenho previsão, por enquanto é apenas um projeto, mas necessito de alguma grana extra para colocar o show no palco.

    Thamysa, acredito que foi na primeira vez que pisei em um palco, em 1982 no CECOSNE, em Recife, sob a direção de João Denys e Alexina Crespo. Ali, tive a sensação de felicidade plena, de realização, de vitória, de conquista. Muita coisa aconteceu de lá pra cá, mas foi ali o começo de tudo. Com a Trupe, depois de tanto tempo, tenho a sensação de um amadurecimento profissional e uma confirmação de que é isso que necessito para viver.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  91. Kelli, que bom que existe a Glayxinha e esse blog tão lindo, graças a essa amiga-fã vocês tem notícias minhas tão constante. Amo você e todos aí, principalmente o Murilinho e o Lano, crianças lindas, frutos do amor. Estou sempre com vocês no coração. Vocês são sim uma extensão da minha família. Beijos e muita saudade.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  92. Eduardo.Há algum papel haja tido dificuldade especial para você? Abraços

    ResponderExcluir
  93. Rodrigo. Sim, já houve vários. Aliás, os personagens sempre chegam cheios de mistérios que começamos a desvendar nos ensaios e no decorrer da temporada. Tenho dois bons exemplos, a Madame do espetáculo AS CRIADAS, o clássico do Jean Genet, que fiz antes de fazer a Solange das Criadas Mal Criadas e a professora Margarida, o mais recente, cujo texto dividido para três atores implica em grande dificuldade. Outro que lembro agora foi o Anás da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a dimensão daquele lugar assusta e provoca. Esse desafio constante do ator diante da personagem é um dos maiores prazeres para mim.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  94. Diga-me um pequeno prazer que pra você é muito grande.

    ResponderExcluir
  95. Valquíria, o prazer de estar vivo é o maior de todos. Se o prazer é grande, é grande, jamais pequeno. Entendo sua pergunta, talvez algo que seja pequeno para alguém, seja tão grande para mim. Um momento de leitura teatral, um ensaio de um show, momentos de camarim que antecedem o espetáculo, alegria nervosa das cochias, tudo isso é de um prazer imenso para mim.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  96. Eduardo Japiassú. Quais tem sido as pessoas chaves em sua trajetória profissional e pessoas que tem acreditado ou acredita em você?

    ResponderExcluir
  97. Jacilene, no nosso caminho sempre existem aquelas pessoas que estão de braços e corações abertos. Tenho certeza que meu pai foi o primeiro a acreditar. Depois foram alguns amigos atores que começaram comigo. Na música, uma única pessoa no início, a grande artista Nazaré Lira, minha AMIGA, depois o meu irmão Fernando, que é músico. No teatro, posso falar sem medo de Cybele Jácome, Elaine Kaufmann, Jorge Clésio, Roberto Lúcio, Reinaldo Oliveira, Fernando Oliveira, Graça Vital, Antônio Rodrigues, Felipe Botelho, Kyara Muniz e toda equipe do GETA da FUNDAJ, e claro, a Trupe do Barulho. Esses todos e mais alguns fazem com que eu continue acreditando. Acima de todos esses, Deus e Nossa Senhora e todos os seus mensageiros de LUZ!

    Uma pessoa que não posso JAMAIS deixar de mencionar é a Glayxinha, que como amiga e fã, tem me dado muito carinho e confiança no meu trabalho.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  98. quando vão vir para são paulo aline lopes

    ResponderExcluir
  99. Aline, já tivemos alguns contatos, mas nada certo até o momento. É uma produção difícil. Quem sabe um dia? Gostaríamos muito.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  100. Você poderia dizer que suas ferramentas de ator pertecem a uma escola de método concreto?

    ResponderExcluir
  101. Kátia, não posso dizer isso. Sou mais um ator intuitivo, não sigo uma escola específica. Tenho muito receio de burocratizar a minha arte. Tenho respeito profundo por todos os atores e suas opções, a minha é essa, é sentimento.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  102. Eduardo.Descreva o melhor e o pior, segundo sua experiência, no meio: Teatro.

    ResponderExcluir
  103. Raphaela, o melhor é o fazer teatral, estar no palco, naquela dimensão mágica, outro tempo, outro ar, outras percepções. A entrega, a troca, a união. O ator não é um ser solitário. Para o cantor, a solidão é mais presente. O pior posso afirmar que são as dificuldades que temos para chegar no palco. A falta de visão do país em relação à cultura. A falta de uma política cultural descente. O preconceito que ainda teima em existir.
    O palco é a minha religião, é o meu re-ligar com a existência, com Deus.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  104. Você já deu algum curso ou aula de teatro?

    ResponderExcluir
  105. Marina, ainda não. Tenho muita vontade, mas ainda não parei para organizar um curso, uma troca de experiências e expectativas.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  106. Eduardo. Fiquei sabendo que o chupa chupa show vai terminar. É verdade? Alguma peça substituirá o chupa chupa show?

    ResponderExcluir
  107. Cinthia, é verdade. Temos somente o próximo final de semana. Em março teremos a volta de AS MALDITAS. Em maio a estréia de CHAPEUZINHO VERMELHO, A HISTÓRIA QUE SUA AVÓ NÃO CONTOU.
    Mas o Chupa Chupa Show não está fora dos planos da Trupe, um dia volta.
    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  108. Edu, como você se sente com a volta de
    Solange em AS MALDITAS? Sucesso, sucesso, sucesso, querido (:

    ResponderExcluir
  109. Olá amado de Deus!!! adorei te ver no domingo, já sinto saudades de tudo...você é muito especial, presente de Deus, para alegrar nossos corações...
    Que Deus te ilumine e proteja sempre!
    Querido Edu, como se sente em saber que chupa-chupa Show está indo embora?
    Depois de chapéuzinho vermelho, já tem outra peça em vista?
    Grande beijo no coração

    ResponderExcluir
  110. Karol, a volta de Solange é um desafio, algo novo para mim. Ela volta em outro contexto, é um novo mundo. Estou ansioso, bastante ansioso. Que venha Solange!

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  111. Silmara, cada vez que lhe vejo tenho vontade de agradecer pela PAZ que você oferece. Agradeço. Uma das grandes lições do teatro é justamente essa certeza de que tudo passa, tudo tem seu tempo e que o melhor momento é o AGORA. Por enquanto, estou na expectativa do prólogo de As Malditas. Chapeuzinho será mais um delicioso desafio. Além disso, tenho o trabalho na FUNDAJ, mas ligado ao cinema. Dia 22 de março estaremos estreando nosso filme no Cinema da Fundação. Aguardo você por lá.

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  112. Eduardo Japiassú. Como você se sente nos momentos prévios a sair ao cenário?

    ResponderExcluir
  113. Maria Helena01 março, 2010

    Que classe de preparação psicológica, física e emocional você faz antes de uma atuação?

    ResponderExcluir
  114. Walter e Maria Helena,

    Walter, o momento de entrar em cena é sagrado. Sempre faço minhas orações. Quase indescritível, é como mergulhar num novo mundo, é como subir um degrau a mais no mundo dos sonhos, é algo que rima com liberdade. O bom do teatro é saber que não estamos sós nunca, o palco é berço do amor.

    Maria Helena, para se chegar ao palco há uma preparação. Estudo, laboratórios, discussões, tentativas, etc. O período de ensaios é fundamental e eu gosto muito. Depois da estreia, gosto sempre de chegar cedo no teatro, ir me entregando com ambiente, a maquiagem é um momento mágico. Gosto de conversar besteiras com o elenco e técnica, gosto da descontração para depois partir para a concentração. Quando chego ao teatro, começo a me despi da rotina do mundo lá fora.

    Obrigado pelas perguntas. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  115. EDUARDO. QUEM ESTARÁ NO ELENCO DAS MALDITAS?

    ResponderExcluir
  116. Rafaela,

    Eu estarei no prólogo, início, como Solange. No elenco do espetáculo estão Aurino Xavier, Flávio Luiz e Mário Miranda.

    Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  117. Eduardo. Como surgiu o convite para você atuar com a trupe do barulho?

    ResponderExcluir
  118. Joelma, fui convidado por Flávio e Aurino para estreiar As Criadas Mal Criadas, na época não pude aceitar. Três anos depois recebi novo convite para o mesmo espetáculo, substituindo o ator Ricardo Neves, estou até hoje com esse grupo que é um presente na vida de qualquer ator.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  119. Japiassú. É nos ensaios que se consolida a armação e se faz a amarração do espetáculo?

    ResponderExcluir
  120. Erick, é isso mesmo, os ensaios são para colocar o espetáculo 'em pé'. O caminhar é longo, um espetáculo teatral é vivo, está em constante transformação. Isso é belo no teatro. Teatro é ao vivo! Todas as linguagens artisticas são belas, é arte. A diferença do teatro, e que eu gosto muito, é essa sensação do fazer agora, das possibilidades de mudanças, de troca de energia a cada récita.

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  121. Eduardo Japiassú. Que parte de seu trabalho é a que você menos gosta?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  122. Rogério, sua pergunta é muito boa. Parece que tudo é uma maravilha no mundo das artes. Não é bem assim. A falta de visão cultural do poder público e da sociedade em geral, a fala de infraestrutura das casas de espetáculos, a falta de casa de espetáculos, os incentivos culturais muito burocráticos etc. Sei que sua pergunta não foi bem por aí, mas tudo isso vale a pena ser registrado. Eu gosto de todo processo de um espetáculo, seja musical ou teatral. Escolha do texto ou repertório, ensaios, temporada. O que mais sofremos é que quando todos estão se divertindo em finais de semana e feriado, estamos trabalhando. Difícil ter um relacionamento com outra pessoa que não seja da área. Porém, quando há amor, vencemos todos os obstáculos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  123. Eduardo. Como é para vc fazer um prólogo e puxar tantos sorrisos da platéia? Abraços

    ResponderExcluir
  124. Guilherme, prólogo para mim foi e ainda é um desafio. A única experiência que tinha foi justamente com a Trupe no espetáculo Apareceu a Margarida, foram alguns prólogos na companhia do grande ator Jô Ribeiro. Sozinho, é a primeira vez. Estou feliz por está conquistando mais uma experiência tão rica. Gosto quando a platéia sorri, gosto da gargalhada do público. Espero que vocês estejam gostando. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  125. Caro Japiassú.Como você se sente falando diante de uma platéia? Felicidades!

    ResponderExcluir
  126. Robson, já tive algumas oportunidades de falar para uma platéia sendo eu mesmo, o Eduardo Japiassú. Foram algumas palestras que proferi. Nessas ocasiões, sempre procurei mostrar o meu universo de ator e cantor. No teatro é um pouco diferente. Ali tenho um personagem comigo, uma personalidade diferente, é mais confortavel, confesso. Mas em ambos os casos o prazer é maior que o medo, a sensação é sempre de alegria. O palco para mim é vida, é alimento, é uma ligação direta com uma outra dimensão diferente dessa em que vivemos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  127. Há separação entre a pessoa e o ator que ele representa?

    ResponderExcluir
  128. Vinícius, sua pergunta é bem interessante. É comum ouvirmos que somos atores e estamos sempre interpretando. Não é verdade, é nossa profissão, é sagrada. O ator é um ser humano, um profissional que trabalha com arte, com sentimento, talvez, por isso mesmo, mais sensível ao mundo. A pessoa não tem nada haver com a personagem. Claro que cada personagem é uma lição de vida para o ator, mas não deve interferir na sua personalidade. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  129. É verdade que a Pré-estréia é a prova de fogo do espetáculo?

    ResponderExcluir
  130. Quão felizes e benditos são aqueles e aquelas que amam o Senhor “de todo coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças” e ao próximo como a si mesmos, odiando seus corpos com seus vícios e pecados, recebendo o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e produzindo frutos dignos de penitência.

    Devemos amar os nossos inimigos e fazer bem aos que nos odeiam.

    "Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem,não sabem o que falam, porque são cegos e não conhecem o amor de Deus"

    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

    (Fonte: São Francisco de Assis)

    ResponderExcluir
  131. Walmir, não penso assim. No teatro não é comum pré-estréia. Temos geralmente o ensaio geral e algumas vezes ensaios abertos ao público. Não acredito em prova de fogo no teatro, o que mais me comove é justamente saber do espetáculo vivo, algo que se transforma. Os ensaios, ao contrário de outras linguagens de encenação, são justamente para afinar o espetáculo para a estréia, mas o espetáculo continua...

    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  132. Eduardo,muito legal essa minissérie de stufana. Foi a sua primeira experiência em minissérie (Cinema)?

    ResponderExcluir
  133. Celso, também gostei muito do processo e do resultado de STUFANA. Tenho alguma, não muita, experiência com cinema e vídeo comercial, com minissérie não, é a primeira vez. Cinema é um mercado mais restrito, mas está melhorando. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  134. Você continua se formando em aulas, seminários ou cursos, e o combina com sua atividade?

    ResponderExcluir
  135. Catarina, passei muitos anos só atuando, mas desde o ano passado que estou no GETA, Grupo de Estudo o Trabalho do Ator, na FUNDAJ. É importante para o ator e qualquer profissional, uma reciclagem, estudo. Tem sido muito bom. Procure no Youtube a palavra STUFANA e verá um filme que é resultado do nosso trabalho, são nove capítulos. A Trupe do Barulho também tem sido uma escola maravilhosa. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  136. Eduardo.O que se precisa para trabalhar como ator? Uma paciência especial, ou uma mente especialmente ordenada?

    ResponderExcluir
  137. Janaína, em primeiro lugar o dom, a vontade sincera, a necessidade. Amando a profissão você segue adiante atravessando os obstáculos e aprendendo a lidar com as dificuldades impostas. O melhor é sentir que há realização, alegria em viver. Nada de mente ordenada ou paciência especial, é amor mesmo e paixão, muita paixão. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  138. Eduardo Japiassú. Como foram seus inícios na interpretação?

    ResponderExcluir
  139. Madalena, tudo começou quando cheguei em Recife, vindo de João Pessoa. Fiz a matrícula no curso de ator do Cecosne e tive a sorte de ter dois excelentes professores, o João Denys e a Alexina Crespo. Algo em mim sempre dizia, desde menino, que a arte era minha melhor maneira de traduzir a existência. Não é um caminho fácil, mas há paixão que supera obstáculos, há amor que é eterno. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  140. Eduardo Japiassú. Como é para você interpretar vários personagens em um peça só? Oomo é o caso do chupa chupa show.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  141. Ana, é muito divertido. Cada personagem tem suas características e troca com o público. É bem movimentado os bastidores do espetáculo, nos divertimos muito. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  142. Eduardo. Conta pra gente como está os preparativos para "Chapeuzinho vermelho" ? como está a expectativa?

    ResponderExcluir
  143. Maria, agora os ensaios estão na fase de afinação, ou seja, estamos fazendo aqueles ensaios onde paramos cena a cena, refletimos, verificamos intensões, emoções. É um trabalho exaustivo mas precioso. Na próxia semana devemos estar com o cenário, finalmente, já é necessário. Temos o figurino pronto, mas ainda não foi ao palco. Já gravamos toda a trilha, ficou ótima. Temos duas semanas para deixarmos tudo pronto para a estreia, nossa maior expectativa agora é saber da reação do nosso querido público. Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  144. Eduardo. Como é para você sendo homem e se vestir de mulher durante algumas horas? É difícil?
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  145. Celso, não é fácil, mas o ator tem que estar disponível para o personagem. Na Trupe do Barulho o tom da comédia ajuda, facilita um pouco. A dificuldade começa na preparação no camarim até a encenação. Gosto da experiência, é um exercíco maravilhoso para o ator. Acredito que todo ator deveria passar por isso. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  146. Eduadro.Como foram seus inicios na interpretação? Você teve facilidade em atuar, ou foi difícil nas primeiras experências?
    Sucesso cara!

    ResponderExcluir
  147. Victor, o comemço é sempre repleto de esperanças e novidades. Subir no palco e encenar pela primeira vez foi difícil, mas era missão, tinha um prazer que não havia como ser explicado. Lembro que todos nós do grupo estávamos bastante nervosos, mas felizes. No começo sempre existem inseguranças e dúvidas. Não é fácil continuar, persisitir. Hoje, quando entro no palco, tenho a grata surpresa de saber que ele continua me enchendo de esperanças e novidades. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  148. Muitíssimo obrigada por responder a minha pergunta Eduardo. Sou seu fã,sucesso!

    ResponderExcluir
  149. Victor, é um prazer receber perguntas e comentários e poder manter um diálogo, ainda que virtual. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  150. Eduado,diga para nós algumas interpretações famosas que lhe serviram de referencia em sua evolução.

    ResponderExcluir
  151. Thiago, são tantas que corro o grande risco de esquecer alguma importante. Mas assim, de cabeça, sinto que tenho dentro de mim a imagem e o sentimento de Fernanda Montenegro em Dona Doida, vi no Santa Isabel e me marcou muito. Maryl Streep sempre me comove e inspira, tudo nela é intesso e verdadeiro. Elis Regina mudou minha vida, pelo entendimento da missão, pela gradiosidade da sua arte. Maria Bethânia é inspiração constante, pelo respeito à arte, aos Deuses, ao palco. Quando vi Marília Pera em Brincando Em Cima Daquilo, fiquei extasiado. Não posso esquecer de amigos daqui, Cybele Jácome, que tem uma compreensão maravilhosa do fazer teatral. Sônia Bierbard que é guerreira. Antônio Rodrigues, que ensina a sonhar. Trupe do Barulho, pela seriedade em tudo que faz. Os atores Stênio Garcia, Osmar Prado, Tony Ramos, Paulo Autran, Aracy Balabalian, Glória Pires e tantos outros. Os poetas. Clarice Lispector, sempre. Fernado Pessoa. Mais recentemente fui tomado por imensa alegria ao conhecer os atores que fazem Os Embromation. Referências não faltam e quero sempre mais e mais. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  152. Japiassu....só venho aqui para lhe dar os parabens pelo papel que vc e a trupe do barulho vem trazendo para nós...

    Vivemos em uma país de roubos,corrupções e mesmo assim conseguimos rir com vc's...

    Nunca deixem essa alegria de vc's se calar por nada...admiro o trabalho de vc'sjá fui para todas as peças de vc's e sempre quando indico um amigo vou para rever e rir novamente....

    Tenho um vasto conteudo de fotos com vc,inclusive um portugues amigo meu passou ferias por aqui e fomos v o chupa chupa show tirou fotos com vc e toda trupe....

    Sucesso e continuem dando alegria para nós!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  153. João, que bom ter suas palavras. O desejo da Trupe é justamente esse, levar alegria, distribuir humor. Cada sorriso ou gargalhada é a nossa recompensa maior. Valeu por tanto carinho. Espero você por lá! LUZ!!!

    ResponderExcluir
  154. Japiassú. Quais foram os trabalhos mais importantes ou definitivos em sua carreira?

    ResponderExcluir
  155. Rivaldo, o primeiro personagem que fiz não foi o mais importante, mas marcou um início de carreira, ali eu tive a certeza que estava realizando uma missão. Nesses vinte e tantos anos, posso citar o judeu Latão, do espetáculo Inês (O Auto de Inês Pereira), o velho pirata (A Ilha do Tesouro), Anás (Nova Jerusalém), A Madame (As Criadas) e uma personagem que amo de paixão e me trouxe muita alegria e amadurecimento enquanto ator, que é a Solange (As Criadas Mal Criadas). LUZ!!!

    ResponderExcluir
  156. Eduardo,para você como é interpretar a vó mas engraçada da peça CHAPEUZINHO VERMELHO? Você é ótimo parabéns!

    ResponderExcluir
  157. karine, todo personagem é um presente Divino, parece que eles nos escolhem. Caetano Veloso diz num dos seus shows: "É engraçado a força que as coisas parecem ter, quando elas precisam acontecer"
    A vovó da Chapeuzinho é assim, um presente que veio para mim. Gosto dela e quero que ela cresça ainda muito, estamos nos conhecendo mais a cada apresentação. Bom é ter suas palavras de carinho aqui no meu coração. Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  158. Eduardo,tudo bem? De tanto ouvir a minha amiga falar de você fico louca pra te conhecer e poder um dia te assistir no palco.
    Você realmente deve ser uma pessoa encantadora,só escuto coisas boas de você. Como o esse tópico aqui é para perguntas minha pergunta é: Como é para você ter a minha amiga linda (Glayce) como fã nº1? Como você se sente?
    1000 beijos
    Amiga te amo saudades.

    ResponderExcluir
  159. Karlinha, antes de qualquer palavra, muito obrigado pelo carinho. Bem, se você é amiga da Glaycinha deve saber que ela nos cobre de carinho. Glayce tem um amor puro, um amor luminoso.Gleyce ilumina! Minha sensação é de felicidade por tê-la como amiga e fã. Meu coração será sempre a sua moradia. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  160. Você está coberto de razão Eduardo. Nossa amiga é uma das pessoas mas carinhosa que eu conheço,amo demais com a certeza que ela também nos ama. Ela te ama pra caramba e como você também, me sinto muito feliz em ter ela como amiga. Cuida dela,ela não tá bem. Se você puder me manda um email para eu entrar em contato!
    1000 beijos!

    ResponderExcluir
  161. Karlinha, pode pegar meu e-mail com Glayxinha. Beijo grande! LUZ!!!

    ResponderExcluir
  162. Menos,Karlinha.Karlinha,menos!

    Muitas saudades suas viu? E não se preocupa,que eu tô bem!!!
    Te amo!!

    Edu,amo bem pouquinho (Só pra não dizer ao contrário)... Pq se eu for colocar o tamanho do meu amor aqui,esse espaço não caberia!!!! Rsrsrsrs


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  163. Eduardo.O que um artista precisa ter para conquistar os fãs que curtem seus trabalhos? ou vice-versa.

    ResponderExcluir
  164. Otávio, o artista tem que ser sincero, trabalhar com amor. Todo trabalho, quando há amor, é reconhecido. Ter fãs é algo muito precioso, tenho muito respeito pelo carinho do fã. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  165. Japiassú. Você continua se formando em aulas, seminários ou cursos, e o combina com sua atividade?

    ResponderExcluir
  166. Antônio, atualmente estou no Grupo de Estudos Trabalho do Ator na Fundação Joaquim Nabuco, no segundo ano do projeto. É muito bom poder estudar, exercitar, renovar. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  167. Que parte de seu trabalho é a que você menos gosta? Bjs

    ResponderExcluir
  168. Patrícia, não sei se há algo que realmente não goste em relação ao trabalho, o que não gosto é da falta de um boa polícita de incentivo à cultura, de teatros em boas condições, da falta de visão dos governantes. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  169. Eduardo Japiassú. Diga-me uma palavra ou expressão que você ama e
    uma palavra ou expressão que você detesta.

    ResponderExcluir
  170. Allyce, palavras ruins existem sim e nem gosto de pronunciá-las. Uma delas é inveja. Palavras expressões boas são muitas e adoro repassá-las: Em certas ocasiões o que nos salva nem é o amor, mas o humor - Érico Veríssimo
    Adoro essa!!!
    LUZ!!!

    ResponderExcluir
  171. Olá Eduardo! Que respeito você dá ao fenômeno reality? Que experiências você teve neste gênero?

    ResponderExcluir
  172. Osnar, não me agrada muito esse tipo de exposição. Alguns até me causam arrepios e não entendo como é possível imagens como as que vejo no Hipertensão, com desrespeito ao mundo animal. Não gosto da política do vale-tudo, dos atropelamentos da dignidade. Sou daqueles que aposta no AMOR acima de tudo, AMOR e RESPEITO. Coisas que não existem nesses programas. A experiência mais próxima, que na verdade não tem muito haver, foram minhas participações na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, quando ficamos confinados na Pousada da Paixão por quinze dias, onde tudo se fica sabendo(ou quase) e não é muito agradável essa sensação. Gosto do jogo limpo, da clareza, da honestidade, da ética. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  173. Eduardo,Qual é o arquétipo de personagem no qual tendem a encaixar você?

    ResponderExcluir
  174. Japiassú. Para ser um bom ator, é preciso estudar muito e saber interpretar, mas hoje em dia tem muita gente que vira ator da noite para o dia basta participar de um Reality Show, e o sindicato dos artistas não diz nada.
    Você acha que o sindicato deveria exigir que tenha o registro, já quem tem muitos atores bons e que não conseguem uma chance por não ser um profissional registrado, as leis devem valer igual pra todos ?

    ResponderExcluir
  175. Millena e Washigton,

    Millena, geralmente me encontro com personagens cômicos, nas suas mais variadas vertentes. Gosto da comédia, e acho que uma pitada de humor pode até ser inserida num drama. Já fiz personagens densos, dramáticos, mas acho que minha véia cômica sempre aparece, nem que seja em subtextos. Acho que a vida precisa de humor e amor, e precisa de perdão. LUZ!!!

    Washigton, esse é um ponto polêmico. Não gosto de censuras, acho que o público sempre consegue discernir o bom do mau artista. Acredito no estudo como aprimoramento, mas ponho mais fé no talento, na alma, no dom que vem de Deus. Os sindicatos enfrentam sérios problemas, perderam muita credibilidade. Tenho meu registro no SATED, acho importante termos representantes da categoria, mas é preciso mais. Não sentimos muito a presença do sindicato no nosso dia a dia. Prefiro apostar no talento, na verdade, na paixão e evitar preconceitos. Os bons sobreviverão, serão eternizados. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  176. Eduardo assistir a peça: Chapeuzinho vermelho. você é muito bom ator,interpreta muito bem a vó e a mãe. como você consegue conciliar 2 personagens em apenas uma peça? É complicado pra você? Abraços

    ResponderExcluir
  177. Leonardo, são dois personagens bem distintos, é gostoso fazer. Obrigado pelas palavras carinhosas. Não é complicado não, é muito prazeroso. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  178. Legal o blog. Quando e como você começou a ver você mesmo como artista?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  179. Aninha, essa pergunta é muito interessante. Acho que desde menino sabia que queria, que era preciso, mas era cheio de inseguranças. Quando comecei com teatro, a paixão foi arrebatadora, dá uma empolgação grande. Nos sentimos artistas ali. Depois veio a música, vencendo medos e barreira fui vendo que era possível. Nos momentos mais difíceis, a insegurança volta, as dúvidas. Depois, com tantos trabalhos, vem uma certeza Divina. Algo tranquilizador. Não sei lhe dizer ao certo quando comecei a me ver como artista, acho que desde sempre, mesmo que fosse um segredo comigo mesmo. Beijos. LUZ!!!

    ResponderExcluir
  180. Olá Eduardo, primeiramente gostaria de parabenizar o seu blog e parabenizar você por toda atenção, vejo que em momento algum deixastes de responder alguma pergunta. Achei muito interessante e vir deixar uma pergunta a você também. O que achou da experiência ao se vestir de mulher pela primeira vez? Fico no aguardo. Um beijo

    ResponderExcluir
  181. Karina, o artista tem que estar disponível para os seus personagens. A primeira vez de mulher não foi fácil, desde o salto alto até a peruca, tudo era muito novo e incomodo, mas os ensaios servem para você construir a personagem. Em pouco tempo a Solange já era amiga íntima e até hoje sinto muita saudade dela. Beijos. Eduardo Japiassú

    ResponderExcluir